Livro reúne cartas trocadas por Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima

Publicação ‘Correspondência – Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima’ foi organizada pelo professor da UFMG Leandro Garcia

Cartas entre escritor e crítico literário
Cartas entre escritor e crítico literário Reprodução

Em uma época onde quase todo mundo tem um celular e na qual as pessoas se comunicam à distância, por meio de aplicativos como WhatsApp, Messenger e Telegram, talvez seja difícil lembrar que, antigamente, muitas pessoas se correspondiam por meio de cartas.

Esse processo de se corresponder por cartas ganha ainda mais elegância se imaginarmos aquelas que foram redigidas pelo escritor Mário de Andrade para algumas das personalidades com as quais ele se correspondeu ao longo de sua vida. Entre elas, estão escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino.

Durante mais de 15 anos, o autor de Macunaíma também trocou correspondências com o crítico literário Alceu Amoroso Lima. Apesar das divergências de ideias entre os dois, suas cartas compõem um material riquíssimo em pensamento crítico e prática literária. Tanto que deram origem a um livro: Correspondência – Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima. A obra foi organizada e publicada pelo professor da UFMG Leandro Garcia, e será lançada na próxima quinta-feira, 21, às 19h30, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Nesta terça-feira, 19, o professor de Teoria Literária Leandro Garcia, da Faculdade de Letras da UFMG, diretor do Acervo dos Escritores Mineiros da Universidade, falou sobre a publicação, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Jaiane Souza

No evento desta quinta na Academia Mineira de Letras, o professor Leandro Garcia também vai ministrar uma palestra sobre o livro Correspondência – Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo.

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael