Notícias Externas

Cartunistas fazem campanha em apoio ao colega Renato Aroeira

Chargista é acusado pelo Ministério da Justiça de ‘difamar o presidente’ em charge que relaciona Bolsonaro e a suástica

Cartunista Ricardo Aroeira tem trabalho acusado de 'difamação' pelo Ministério da Justiça
Cartunista Renato Aroeira tem trabalho acusado de 'difamação' pelo Ministério da Justiça Renato Aroeira / Facebook

Na segunda-feira desta semana o Ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou que pediu à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República que abram um inquérito para investigar uma charge do cartunista Renato Aroeira publicada no domingo, dia 14, no site Brasil 247 e no twitter do jornalista Ricardo Noblat. O Ministro afirmou que baseou o pedido na Lei de Segurança Nacional que prevê punição para quem “caluniar ou difamar o presidente da república”, imputando-lhe “fato definido como crime ou ofensivo à reputação”.

A charge mostra o presidente Jair Bolsonaro com um pincel e uma lata de tinta preta nas mãos após pintar as pontas de uma cruz vermelha, como as usadas em hospitais, transformando a cruz em uma suástica, símbolo do regime nazista. No desenho, Bolsonaro ainda aparece dizendo: “Bora invadir outro”, em referência ao vídeo em que o presidente incentivou apoiadores a entrar em hospitais, para verificar se os leitos estavam realmente ocupados. No alto da imagem aparece escrito “Crime Continuado”.

A notícia gerou reações de chargistas de todo o país que viram na atitude do governo uma tentativa de censura e um ataque à liberdade de expressão. A partir daí foi organizado um movimento nas redes sociais, onde chargistas do Brasil e do mundo recriaram a charge de Aroeira, com o título de “Charge Continuada” e postaram nas redes sociais com as hashtags #chargistascontracensura e #somostodosaroeira. As charges estão sendo reunidos em um perfil no Instagram, que já reúne, desde terça-feira, centenas de desenhos em apoio ao cartunista e contra a censura.

O movimento Somos Todos Aroeira, foi tema da entrevista do programa Expresso 104,5 da Rádio UFMG Educativa. Quem falou sobre o assunto foi o chargista Brum, do jornal Tribuna do Norte, de Natal, um dos administradores do perfil Somos Todos Aroeira no Instagram.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

As charges em apoio ao cartunista estão reunidas no perfil Somos Todos Aroeira no Instagram.

Produção de Filipe Sartoreto