Ceale promove debate sobre mudanças nos livros didáticos de alfabetização

Eliana Albuquerque, da Federal de Pernambuco, abordará os usos que os professores fazem desse material; evento será no dia 13

'
Projeto do Ceale aborda mudanças na produção de material didáticoPixabay, sob licença Creative Commons 0

A primeira edição do projeto Ceale Debate em 2018, marcada para a próxima terça, 13, será dedicada às mudanças nos livros de alfabetização aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e aos usos que os professores fazem desse material em sala de aula. O encontro será conduzido pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Eliana Albuquerque.

O evento será das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (FaE).

Desde 1996, o PNLD conta com avaliação pedagógica das obras submetidas ao programa para distribuição nas escolas públicas brasileiras. Em sua exposição, Eliana Albuquerque vai tratar das alterações nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização, em diferentes edições do PNLD.

A pesquisadora apresentará dados de pesquisas que revelam, por exemplo, como tais mudanças influenciaram tanto na produção desse material, como na forma de utilização por parte dos professores. A convidada também discorrerá sobre como os diferentes eixos do ensino da Língua Portuguesa vêm sendo contemplados nos livros aprovados e sobre o papel desse material na organização do trabalho docente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível on-line. A matrícula prévia garante a vaga até 15 minutos antes do horário marcado para o início do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação do Ceale