Notícias Externas

Cenário atual da pandemia é proibitivo para o retorno de competições esportivas

Alerta é feito por estudo da Universidade Federal do Paraná, que recomenda modalidades e práticas esportivas adequadas para cada estágio de enfrentamento da crise

Torcidas só devem voltar aos estádios quando houver vacina, aponta documento
Torcidas só devem voltar aos estádios quando houver vacina, aponta documento Imagem de Pexels por Pixabay

Na última quinta-feira, dia 21, em uma transmissão na internet, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a retomada do futebol profissional no Brasil. As competições do esporte estão paralisadas no país, em virtude do combate à pandemia do novo coronavírus. A crise sanitária afetou a prática esportiva, tanto profissional como amadora, em vários países ao redor do globo. Grandes eventos foram adiados, como as Olimpíadas de Tóquio. Com a proibição de abertura de academias, clubes e outros estabelecimentos, muitas pessoas também tiveram que interromper a prática de atividades físicas.

Bolsonaro disse ter pedido ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que autorizasse a volta do Campeonato Carioca, defendendo que os jogos fossem realizados sem torcedores nos estádios. Porém, pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, vinculado à Universidade Federal do Paraná, avalia que o retorno das competições esportiva, em especial o futebol, seria muito precipitado neste momento, mesmo sem a presença de público.

Intitulado Recomendações e orientações gerais para o esporte brasileiro frente à Covid-19, o estudo ressalta que o Brasil vive uma fase de crescimento do número de casos da infecção e que, por isso, precisa continuar cumprindo as recomendações feitas pelas autoridades públicas da área de saúde, especialmente pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o professor Fernando Mezzadri (UFPR), um dos autores do estudo, a retomada das competições profissionais apresenta um risco, não apenas para os atletas, mas para todos os envolvidos: “Primeiramente, futebol é um esporte de contato, e o contato físico não é recomendado no momento. É necessário lembrar também que não são só os atletas que estão envolvidos em uma partida: há a equipe técnica, equipe prestadores de serviços como jardinagem, limpeza e manutenção. Não se pode ignorar todo esse contexto”, argumenta o professor.

Fernando Mezzadri também ressalta que haveria sérios problemas de logística, caso as competições de futebol profissional fossem retomadas no país. Atualmente, grandes estádios, como o Maracanã, têm seus espaços utilizados como hospitais de campanha. O professor também lembra que, durante o Campeonato Brasileiro, as equipes precisam viajar constantemente de uma cidade para a outra, frequentando aeroportos, hotéis e restaurantes. “A possibilidade de contato e de contágio vai aumentando consideravelmente a partir do momento em que essas práticas vão se efetivando”, afirma.

O estudo da Universidade Federal do Paraná define quais modalidades e práticas esportivas são recomendadas atualmente, e como outras atividades deverão ser retomadas gradualmente, com a evolução do combate à pandemia da Covid-19. Essas orientações foram definidas em relação a quatro cenários da pandemia. De acordo com o professor, o Brasil ainda está no primeiro cenário, com a doença em crescimento. Segundo o estudo, nessa fase, são recomendadas atividades que possam ser realizadas individualmente, como yoga e caminhadas e corridas em locais isolados.

Próximos cenários
O segundo cenário proposto pelo estudo terá início quando o número de casos de Covid-19 no país começar a cair. Nesse estágio, atividades coletivas sem contato físico, como o tênis e a peteca, serão recomendados. Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o professor Fernando Mezzadri afirmou que ainda não há previsão de quando o Brasil entrará nesta fase.

O terceiro cenário desenhado pela pesquisa projeta retorno efetivo aos treinos e início de competições esportivas sem torcida. O quarto e último cenário estudado só ocorrerá com o desenvolvimento de uma vacina ou medicamento capaz de controlar a a pandemia. Só assim será seguro voltar a ter competições com a presença de torcida nos estádios e ginásios.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Tiago de Holanda