Cenex da Fale passa a ofertar cursos de inglês para crianças

Formação está estruturada em seis níveis, de acordo com a faixa etária e o grau de conhecimento do idioma

Curso é voltado para crianças entre 8 e 13 anos
Curso é voltado para crianças de 8 a 13 anos Freepik

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Fale) começa a oferecer, neste semestre, um curso de inglês para crianças de 8 a 13 anos. As inscrições estão abertas até 20 de setembro. Serão realizadas 13 aulas aos sábados, com início no dia 14 de setembro, das 9h às 11h40, no Centro Pedagógico da UFMG, campus Pampulha.

Segundo a professora Climene Arruda, coordenadora do Setor de Proficiência Linguística da DRI, a criação do curso atende a uma demanda da comunidade. “É cada vez maior o interesse dos pais em proporcionarem uma formação inicial de línguas estrangeiras a seus filhos”, explica.

No curso, os alunos terão conhecimento de gramática e serão estimulados a enriquecer o seu vocabulário e a desenvolver as capacidades de compreensão, pronúncia e produção oral por meio de textos de gêneros adequados à sua faixa etária. Também estão previstos o desenvolvimento de projetos temáticos para favorecer as relações entre sala de aula, família e escola e o uso intensivo de ferramentas digitais e aplicativos apropriados à idade. As aulas serão ministradas por alunos da graduação, sob a supervisão de docentes da Faculdade de Letras.

Matrículas
O curso oferece seis níveis de acordo com a faixa etária e com o grau de conhecimento prévio de cada criança: Inglês Kids 1 e 2, Teen 1 e 2 e Junior 1 e 2. As inscrições devem ser efetuadas no site da Fundep. A participação em teste de nivelamento é necessária somente para as crianças que já dispõem de certo grau de conhecimento e pretendem, portanto, começar em um estágio mais avançado. Não há pré-requisito para os estágios iniciais.

Idiomas a distância
O Cenex da Fale também está oferecendo cursos a distância para iniciantes em espanhol, inglês, italiano, latim, libras (Língua Brasileira de Sinais) e português. O objetivo é preparar o estudante para se apresentar, expressar sua opinião, pedir informações, entre outras habilidades.

Os cursos de português visam ao desenvolvimento do aluno na gramática, práticas gramaticais, leitura ou escritas específicas. Os cursos de línguas clássicas vão trabalhar habilidades de leitura, produção e tradução de textos escritos.

Os cursos de idiomas on-line podem ser feitos por qualquer pessoa da comunidade, alunos e não alunos da UFMG, com idade a partir de 14 anos. As inscrições estão abertas até sábado, dia 31, também no site da Fundep.