Arte e Cultura

Centro Cultural promove diálogos sobre bem-estar, arte e cultura

Vídeos do projeto 'Aulas abertas' são publicados sempre às quartas-feiras

Especialistas compartilham ideias, conceitos e experiências
Especialistas compartilham ideias, conceitos e experiências Divulgação

O Centro Cultural UFMG, que teve suas atividades em seu espaço físico interrompidas devido à pandemia provocada pelo coronavírus, lançou o projeto Aulas abertas, que promove reflexões sobre temas pertinentes ao contexto de isolamento social relacionados ao bem-estar, à arte e à cultura. Toda quarta-feira, um novo vídeo é postado nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site da Instituição.

“Esse projeto foi inspirado nos festivais de inverno de Diamantina na década passada, quando oferecíamos, de forma espontânea à comunidade, conteúdos de arte e cultura, de uma maneira bem livre. São vários temas por mês, e convidamos sempre um especialista para conversar sobre determinado assunto”, destaca o professor Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural, no vídeo de apresentação.

Até quarta-feira, 8 de julho, serão postadas quatro conversas com os seguintes temas: Cultura e saúde, Arte, cultura e subjetividade, O novo normal e Culturas e saúdes. Foram convidados quatro professores da UFMG de diferentes áreas e trajetórias: o médico psicanalista João Baptista, a enfermeira e psicóloga Teresa Cristina Kurimoto, o músico e médico João Gabriel Fonseca e a terapeuta ocupacional Cristiane Miryam Drumond.

Os vídeos são traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG.