Arte e Cultura

Centro Cultural UFMG completa 30 anos de atividades

Exposição conta a história do casarão onde funciona o espaço cultural

Memória e imaginário sobre espaço do Centro Cultural UFMG são tema de residência artística em Literatura durante Festival de Inverno
Casarão que abriga o Centro Cultural foi inaugurado em 1906
Centro Cultural UFMG/Facebook

Em 2019, o Centro Cultural UFMG comemora 30 anos de atividades. Localizado no coração de Belo Horizonte, dentro do Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa e da Praça da Estação, o casarão foi projetado no final do século XIX para ser um hotel. O objetivo era acolher a circulação de pessoas que chegavam à Estação Central da capital mineira na época.

O sobrado foi inaugurado em 1906 e abrigou o Quartel da Brigada Policial do Estado, a Junta Comercial de Minas Gerais e o Registro Militar do Ministério da Guerra.  Em 1927, o edifício passou a integrar o acervo patrimonial da UFMG e foi sede do antigo Instituto de Eletrotécnica da Escola de Engenharia. Desde 1989, passou a abrigar o Centro Cultural UFMG. 

O professor da Escola de Belas Artes, Fabrício Fernandino, também diretor do Centro Cultural UFMG, falou sobre a importância do espaço, em entrevista veiculada no programa Conexões desta segunda-feira, 22.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A exposição Centro Cultural UFMG ‒ 30 anos está aberta à visitação, com uma linha do tempo que resgata a memória do imponente sobrado. Para mais informações, acesse o novo site do Centro Cultural UFMG no endereço ufmg.br/centrocultural/