Arte e Cultura

Centro Cultural UFMG recebe exposição “O Tempo da Imagem”

Entrada é gratuita e mostra vai até o dia 16 de dezembro

O Centro Cultural da UFMG recebe, até o dia 16 de dezembro, a exposição “O Tempo da Imagem”. A mostra, promovida pelo coletivo mineiro Co-Fluir, apresenta trabalhos que procuram trazer uma reflexão do tempo e suas reverberações na linguagem fotográfica, desenvolvida por uma mescla de artistas novos e renomados, que nunca antes havia expostos em Belo Horizonte. São eles a holandesa Corinne Noordenbos, os paulistas Guilherme Galembeck, Gustavo Morita, Hudson Rodrigues e Ilana Bar, a paraense Nayara Jinkinss e o Coletivo Mofo de Belo Horizonte. 

Segundo Pedro Prates, membro do Co-Fluir, o diferencial deste evento no cenário artístico cultural de Belo Horizonte esta na representação da fotografia independente dentro dos grandes circuitos. “Essa exposição mostra que a cena independente da fotografia ainda vive e é possível de ser realizada”, afirmou Pedro. Segundo ele, a reflexão propõe uma reflexão sobre as diversas formas que o tempo tem dentro da fotografia, desde o processo de produção da imagem até a forma que você realiza esta fotografia.

O tema “O Tempo da Imagem” também está presente nos estilos marcantes dos fotógrafos que compõe a mostra. Segundo Pedro Castro, outro integrante do coletivo, a contradição dos estilos marcantes das artistas Ilana Bar e Nayara Jinkinss é um exemplo dessa reflexão que as obras querem despertar no espectador. “Estes são alguns dos trabalhos que remetem ao tempo justamente no aspecto que você pode fazer uma foto incrível de uma pessoa em 10 segundos ou você pode fazer uma foto de uma pessoa que demora 15 anos para chegar naquela foto [incrível]”, explicou Pedro Castro.

Serviço

Local: Centro Cultural UFMG

Endereço: Av. Santo Drumont, 174 – Centro 

Período: 14 de novembro - 16 de dezembro

Horário: 10h às 21h (Terça- Sexta)

Valor: Gratuito

EQUIPE

Edição de conteúdo: Pablo Nogueira 

Produção e Reportagem: Frederico Gandra

Imagens: Antônio Soares

Edição de imagens: Otávio Zonatto