Pesquisa e Inovação

Centro de bionegócios lança chamada para acolher startups

BiotechTown vai oferecer ambiente e recursos financeiros para consolidação de empresas de biotecnologia e ciências da vida

Centro de desenvolvimento está localizado em Nova Lima, um dos principais polos de inovação de Minas Gerais
Centro está localizado em Nova Lima, um dos principais polos de inovação de Minas Gerais Wadson Silva/Fundep

O BiotechTown, centro de desenvolvimento de bionegócios inaugurado na semana passada em parceria com a UFMG, lançou sua primeira chamada para selecionar startups. O projeto, que visa fornecer ambiente e recursos necessários à consolidação de empresas, produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da vida, vai selecionar empreendimentos para receber investimento de até R$ 150 mil em capital semente.

O programa de desenvolvimento de negócios é destinado a grupos que estejam em estágio de validação ou crescimento e que já apresentem um MVP (mínimo produto viável), algum protótipo ou capacidade de conduzir testes e validações comerciais ao longo do programa. Além disso, receberão avaliação diferenciada empresas que tenham faturamento, equipes de alto desempenho com pelo menos um sócio com dedicação exclusiva e apresentem soluções inovadoras em biotecnologia, nas seguintes áreas:

Diagnóstico in vitro: soluções inovadoras de testes e diagnósticos laboratoriais para saúde humana e animal. 

Health Tech: prontuários médicos eletrônicos para integração e gestão de informações; plataformas, sensores e dispositivos para diagnóstico, prescrição e acompanhamento de pacientes. 

Agronegócios: produtos, materiais e tecnologias para gestão, cultivo, colheita e outras aplicações, voltados ao desenvolvimento de pequenos, médios e grandes produtores.  

Alimentos: biomateriais de embalagem e novos insumos biológicos, bioingredientes e tecnologias para promoção da saúde, naturalidade e praticidade dos produtos alimentícios.

Os negócios selecionados serão impulsionados por plano individual e customizado, metodologia especializada, expertise técnica, networking, acesso a uma rede de parceiros e investimento de até R$ 150 mil em capital semente. A Fundep Participações (Fundepar) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), parceiras no empreendimento, poderão, ainda, realizar outros aportes por meio do Fundo de Investimento em Participações Seed4Science e do Fundo de Investimento em Participações Biotech, respectivamente. A expectativa é de que as startups participantes atinjam novo patamar operacional após 12 meses de acompanhamento.

A iniciativa é fruto da parceria entre o governo de Minas, Codemge, Fundep e sua agência de inovação, a Fundepar, e conta com apoio da UFMG, Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec) e do projeto CSul – Desenvolvimento Urbano.

As inscrições podem ser feitas até 26 de agosto, neste link. Mais informações e o edital estão disponíveis no site do BiotechTown.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep