Formas de Ingresso

Centro Pedagógico e Colégio Técnico lançam editais de processos seletivos

Vagas são para o quarto e sétimo anos do CP e para cursos subsequentes do Coltec

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG lançou editais que regulamentam o processo seletivo para ingresso no quarto e no sétimo anos do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP) e nos cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec).

As inscrições para a seleção no CP serão realizadas de 20 de novembro a 15 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70.

O Centro Pedagógico é responsável pela oferta do ensino fundamental de nove anos, organizados em ciclos de formação humana. A unidade adota o sorteio de vagas como forma de ingresso. O candidato selecionado terá vaga garantida para cursar o primeiro ano e o direito de cursar até o nono ano do ensino fundamental, desde que conclua esse nível de ensino antes de completar 18 anos de idade.  

Só poderão participar da seleção para o primeiro ano do ensino fundamental as crianças que nasceram entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2015. Serão oferecidas 50 vagas, em tempo integral, distribuídas da seguinte forma: 47 para candidatos de ampla concorrência e três reservadas para candidatos com deficiência.

Para a seleção no quarto ano do ensino fundamental, poderão participar as crianças que nasceram até 31 de março de 2012 e que tenham sido aprovadas no terceiro ano em 2020. Para o sétimo ano, poderão concorrer crianças que nasceram até 31 de março de 2009 e que tenham sido aprovadas no sexto ano em 2020.

A distribuição das vagas, em tempo integral, para o quarto e sétimo anos do ensino fundamental do Centro Pedagógico está assim definida: três para o quarto ano e uma para o sétimo ano.

No sorteio, cada candidato concorrerá com o número que constar do seu comprovante definitivo de inscrição, que será divulgado no dia 5 de janeiro de 2021. O sorteio terá como base o concurso da loteria federal, com realização prevista para 9 de janeiro. O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de janeiro, e o resultado final, após o prazo de recursos, no dia 21 de janeiro.

Cursos subsequentes
As inscrições do Coltec poderão ser feitas de 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, pela internet. O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de abril, e o resultado final, após o prazo de recursos, no dia 15 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30.

Só poderá concorrer a uma das vagas para o Coltec o candidato que tiver concluído o ensino médio ou que, no ato da inscrição, estiver regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino ou de curso equivalente e que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo menos uma vez, no período de 2015 a 2020.

Ofertado pelo Coltec, curso subsequente em Biotecnologia
Curso subsequente em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, oferece 36 vagasPortal do Coltec

As vagas serão distribuídas entre dois cursos técnicos subsequentes: Desenvolvimento de Sistemas, ofertado com ênfase em programação para dispositivos móveis, e Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas. Os cursos têm duração de até dois anos e são ministrados no período noturno.

Das vagas em oferta, 50% serão reservadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras, e 50% serão destinadas à ampla concorrência. São 36 vagas para cada curso, 18 para ampla concorrência e 18 para reserva de vagas.

São nove modalidades de preenchimento de vagas, incluindo a ampla concorrência e opções que beneficiam pessoas com renda familiar mais baixa, com deficiência e autodeclaradas negras.

Todos os atos praticados por candidatos menores de 18 anos devem ter participação e anuência de seus representantes legais. Realizada a inscrição, o candidato ou seu representante legal, quando for o caso, deverá manter-se atento às atualizações, comunicados e outros editais divulgados na página eletrônica da Copeve.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG