Pesquisa e Inovação

Cerca de três mil conteúdos digitais estão disponíveis no catálogo online da UFMG

Site do Sistema de Bibliotecas UFMG oferece acesso a e-books, imagens, manuais e outros recursos

Além de ser importante para a pesquisa por livros impressos, disponíveis nas 27 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas  da UFMG, o Catálogo online, disponibiliza à comunidade acadêmica materiais digitais gratuitos – como  e-books, periódicos, revistas eletrônicas, manuais, tutoriais, entre outros formatos. Segundo levantamento do Sistema, realizado em julho deste ano, estão hoje acessíveis aos usuários 2.835 recursos eletrônicos e 30 e-books.

A consulta virtual está disponível desde 2004, mas o que muita gente, por vezes, não sabe é como acessar aos conteúdos digitais, hoje, extremamente importantes para as bibliotecas e seus usuários. Na reportagem, a bibliotecária-chefe da Biblioteca da Fafich UFMG, Vilma Carvalho de Souza, ensina como ler e-books por meio do Catálogo. Em poucos passos, o usuário pode acessar o sistema pelo navegador, e pesquisar os conteúdos no campo de busca. Quando o recurso estiver disponível eletronicamente, o ícone “PDF” ou “online” será exibido ao lado do título, bastando o clique nos referidos ícones para ter acesso ao material diretamente na tela do smartphone, tablet ou notebook.

No vídeo da TV UFMG, a diretora da Escola de Ciência da Informação (ECI – UFMG), Terezinha de Fátima Carvalho de Souza, avalia ainda os desafios das bibliotecas tradicionais perante o avanço das informações em formatos digitais.

Vídeo Tutorial Recursos eletrônicos Catálogo online do Sistema de bibliotecas UFMG

Produção e reportagem: Vitória Brunini

Imagens: Ravik Gomes, Antônio Soares

Edição de imagens: Otávio Zonatto