Arte e Cultura

TU promoverá em novembro festival de teatro negro na internet

Organização do evento abriu chamada para selecionar nove cenas curtas e seis espetáculos gravadas em vídeo

Objetivo do Festival é estimular o estudo e a prática do teatro negro
Objetivo do Festival é estimular o estudo e a prática do teatro negro, que desperta interesse crescente entre os estudantesDivulgação

Até 15 de outubro, estão abertas as inscrições para o Festival de Teatro Negro On-line da UFMG, que será realizado de 9 a 29 de novembro nas redes sociais. O evento é promovido pelo Teatro Universitário da UFMG, por meio do projeto de extensão T.U. Convida, vinculado ao Programa T.U: Arte e Sociedade.

O objetivo do Festival é selecionar trabalhos registrados em vídeos na linguagem do teatro e da performance baseados na temática negra que tenham sido criados por estudantes negras(os) de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação da UFMG. Os trabalhos, que serão exibidos nas redes sociais, podem ser individuais ou coletivos (leia as regras do edital) e ter o formato de cenas ou performances curtas (de 1 a 20 minutos) ou espetáculos de 40 a 90 minutos de duração.

Os estudantes da UFMG que tiverem suas cenas curtas e espetáculos selecionados por meio da chamada pública receberão bolsas no valor de R$ 600 e R$ 1.200, respectivamente. A seleção dos trabalhos que comporão a programação do Festival será feita por comissão de artistas e curadores convidados. Nove cenas curtas e seis espetáculos serão escolhidos.

Representatividade
"O Festival tem caráter pedagógico importante, pois as artes negras e suas práticas ainda são poucos estudadas e divulgadas nas academias, e aqui na UFMG não é diferente. Ainda existem poucas disciplinas que apresentam em seus conteúdos discussões acerca da arte e do teatro negro. Por outro lado, cresce o interesse dos estudantes sobre a temática, uma vez que muitos alunos não se veem representados, como sujeitos negros, nas discussões do teatro tradicional", argumenta a coordenação do Festival.

Ao longo das três semanas de novembro que comportarão o Festival de Teatro Negro UFMG On-Line serão oferecidas mais de 24 atividades gratuitas que poderão ser acompanhadas majoritariamente pelo canal do TU no YouTube e no blog Mistura

A programação também reunirá obras performativas de artistas convidados, textos resultantes de pesquisas acadêmicas, divulgação de obras dramáticas e uma oficina de formação na plataforma Google Meet.

Idealização e coordenação do evento são assinadas pelos professores do Teatro Universitário Denise Pedron e Rogério Lopes e pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG Marcos Alexandre.