Arte e Cultura

Ciclo aborda desafios dos quilombos urbanos

Pesquisadores e representante de comunidade vão discutir conflitos, propriedade e dimensão simbólica dos territórios

Quilombo dos Luízes
Quilombo dos Luízes, no bairro Grajaú, de Belo Horizonte: populações vivem sob ameaça Elisangela Furtado / UFMG

O ciclo de debates DesConstruções promove, na próxima terça-feira, 14, encontro sobre Quilombos urbanos: identidade, território e violência. No evento, que será realizado no auditório 2 da Face, a partir das 17h, com participação de pesquisadores e de um representante de comunidade, serão debatidas as formas da violência, tanto simbólica quanto física, que atinge os quilombolas nos campos social, político, econômico e cultural.

A participação é gratuita e aberta ao público, e as inscrições devem ser feitas no site do evento. Serão emitidos certificados aos inscritos.

No encontro será debatida a identidade quilombola, em especial no espaço urbano, bem como sua importância sociocultural e política. A dimensão simbólica do território quilombola, incluindo questões relativas à posse e à propriedade, e as tensões e conflitos existentes entre os quilombos e empresas (setores imobiliário e do agronegócio) também são temas que nortearão a conversa.

De acordo com os organizadores, a aprovação do decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003, que regula o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, é considerada um grande avanço. Contudo, os episódios contínuos de invasões dos territórios quilombolas demonstram que as populações tradicionais vivem sob constante ameaça.

O próprio decreto, por exemplo, tem sido alvo de debate na esfera legal por parte de grupos ruralistas que pregam sua inconstitucionalidade. A situação será abordada por Shirley Miranda, professora da Faculdade de Educação, Elisabete dos Santos, presidente do Cedefes, organização focada em trabalhadores rurais, povos indígenas, grupos e organizações populares, e Maurício Moreira dos Santos, representante do Quilombo Mangueiras, localizado na região Norte de Belo Horizonte. O debate será mediado por Luiz Saraiva, do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos), vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. 

O ciclo DesConstruções é promovido pelo Neos. Informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-7235 e 3409-7238.