Meio Ambiente

Cicloexpedição promove reflexões sobre as formas de ocupar a cidade

Projeto Manuelzão é um dos organizadores do evento; ciclistas percorrerão pontos da Zona Leste neste sábado

Participantes da expedição na horta comunitária 'Quintal do Sô Antônio'
Participantes da expedição na horta comunitária 'Quintal do Sô Antônio' Raul Sampaio / Projeto Manuelzão

A segunda edição da Cicloexpedição em 2019 será realizada neste sábado, 26, na zona leste de Belo Horizonte. O passeio, aberto ao público, tem entre os organizadores o Projeto Manuelzão da UFMG e possibilita aos participantes realizar discussões sobre as formas de ocupar a cidade, o potencial da agroecologia urbana e a mineração.

A concentração será a partir das 8h, na casa do Seu Nonô, responsável pela revitalização do Córrego dos Joões, afluente do Córrego Navio/Baleia. Seguindo pelo bairro da Saudade, haverá, na primeira parada da cicloexpedição, uma discussão sobre a mineração na Serra do Curral. 

Na Avenida dos Andradas, o grupo faz uma visita ao Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, onde a atuação dos catadores entra em pauta. Por fim, os ciclistas se deslocarão até o Escadão Agroecológico da Esplanada, que comemora um ano de existência com música, oficinas, rodas de conversas e uma feirinha com produtos artesanais.

Água e mobilidade
As cicloexpedições reúnem grupos de ciclistas, ambientalistas, urbanistas e pessoas que trabalham com as águas e com a mobilidade urbana. O objetivo é promover reflexões sobre a situação dos cursos d’água que foram tampados e canalizados e hoje correm sob ruas e avenidas da metrópole. 

Em suas primeiras edições, em 2015 e 2016, os ciclistas percorreram os córregos do Arrudas e do Onça, os principais cursos d’água da cidade. No ano passado, as expedições, reunindo cerca de 500 pessoas, passaram pelo Ribeirão Izidora e pelos córregos Navio/Baleia e Vilarinho. No mês passado, o grupo percorreu as bacias do Onça e do Arrudas em uma rota única.