Extensão

Pesquisadores debatem na UFMG panorama global da ciência do patrimônio

Cooperação entre América Latina e Europa é um dos tópicos do evento, que começa nesta terça

x
Eventos discutem a grande área da ciência do patrimônio
Felipe Zig/UFMG

A Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (Antecipa) realiza seu primeiro encontro nacional, nos dias 27 e 28 de novembro, em parceria com a Integrated Platform for the European Research Infrastructure on Cultural Heritage (Iperion CH), que promove o simpósio internacional Heritage science: the Role of Research Infrastructures nos dias 29 e 30 de novembro, ambos na UFMG.

Os eventos visam apoiar e fomentar a pesquisa transdisciplinar, a produção científica e tecnológica, bem como a sistematização, difusão e intercâmbio de informações e conhecimentos do campo expandido da ciência do patrimônio, envolvendo de maneira abrangente os diversos aspectos da preservação e da pesquisa. A programação conta com conferências, mesas temáticas, apresentação de trabalhos e minicursos.

O simpósio internacional reunirá pesquisadores da Europa e da América Latina para debater o panorama da ciência do patrimônio nos dois continentes e as oportunidades disponíveis para cooperação bilateral, além de apresentar as oportunidades ofertadas pelo European Union Horizon 2020 Framework Programme for Research and Innovation. As atividades dos dias 29 e 30 de outubro serão em inglês e sem tradução simultânea.

O encontro e o simpósio ocorrerão no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2). A programação dos dois eventos está disponível no site da Antecipa. A inscrição dos eventos é unificada e varia de R$ 130 a R$ 250.