Ciências Agrárias discutem retomada e ensino emergencial remoto

Professores e estudantes de quatro cursos participam, nesta quarta, de mais uma edição da série de fóruns on-line

Plantação de milho no campus Montes Claros, que abriga os cursos de Agronomia, Nutrição e
Plantação de milho no ICA, que abriga atividades nas áreas de Agronomia, Zootecnia e AlimentosLucas Braga / UFMG

Nesta quarta-feira, 22, a partir das 14h, será realizada a quinta edição da série de fóruns on-line promovida pelo Programa Integração Docente. Dessa vez, discussões e compartilhamento de experiências sobre o retorno das atividades acadêmicas mobilizarão a comunidade da área de Ciências Agrárias. O evento terá transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com tradução em Libras.

Os convidados são os professores Neide Judith, da área de Zootecnia e Alimentos, Alcinei Místico, da Agronomia, ambos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), e Joana Ribeiro e Carlos Augusto Gomes, da Veterinária. O evento contará também com a participação dos estudantes Wellyngton Ribamar, do curso de Administração do ICA, e Brisa Márcia Rodrigues, do curso de Medicina Veterinária.

Os encontros já realizados desde o fim de maio abordaram os cursos de saúde, exatas e engenharias e educação. O primeiro promoveu uma reflexão geral sobre a retomada.

Neste mês, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante a pandemia de covid-19 e o calendário de retomada do primeiro período letivo de 2020. As aulas na graduação serão reiniciadas a partir do dia 3 de agosto.

O Programa Integração Docente é uma parceria entre a Pró-reitora de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa promove ações de formação para professores e estudantes como fóruns, seminários, oficinas e cursos de curta duração.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd