Semana do Conhecimento

Ciências Agrárias inicia hoje atividades da Semana do Conhecimento

Durante o evento, que terá programação local, serão apresentados 315 trabalhos

,,,,
Exibição de trabalhos na última edição do evento, em Montes Claros
Priscila Gomes

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, dá início nesta segunda-feira, dia 8, à programação da 27ª Semana do Conhecimento da UFMG. Serão apresentados 315 trabalhos de pesquisa, extensão e graduação, com foco na temática central do evento, Saberes e práticas para reduzir desigualdades.

Além da exposição dos trabalhos, o ICA oferece, neste ano, uma programação local, composta de palestras, oficina, minicursos e workshop. As inscrições de participantes seguem até 14 de outubro. A participação é gratuita e aberta ao público, e as atividades serão realizadas de 8 a 18 de outubro.

A professora Flávia Maria Galizoni, coordenadora do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território no ICA, fará a abertura do evento, no dia 15, às 9h30, no auditório do Bloco C, com a palestra Saberes e práticas para reduzir desigualdades. Graduada em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre em Antropologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, Flávia dedica-se ao estudo sobre populações tradicionais, agricultura familiar, semiárido, gestão de bens e recursos comuns.

Na noite do mesmo dia, o professor Antonio Alvimar Souza, vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vai ministrar a palestra Ciência como enfrentamento das desigualdades, a partir das 19h.

Aberto ao público
Serão apresentados 19 trabalhos do 8º Seminário de Iniciação Científica Júnior, por alunos do Ensino Médio; 199 trabalhos da 27ª Semana de Iniciação Científica, de alunos da graduação; 62 projetos de extensão e cerca de 35 trabalhos do Programa de Monitoria da Graduação. Os trabalhos com as melhores avaliações seguirão para Belo Horizonte, para apresentação no campus Pampulha.

A exposição acontece no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD) e é aberta ao público. Na segunda e na terça, 8 e 9, das 8h às 11h e das 14h às 17h, serão mostrados e avaliados os trabalhos de Iniciação Científica. Os 19 trabalhos com a melhor avaliação serão premiados por Relevância Acadêmica e apresentados oralmente na segunda-feira, dia 15, das 14h às 18h, no auditório do Bloco C.

Na quarta-feira, dia 10, também de manhã e à tarde, serão apresentados os trabalhos de Extensão e do Programa de Monitoria da Graduação. Os autores premiados exibirão seus trabalhos no auditório do Bloco C, na manhã de terça, 16.

Alguns dos minicursos oferecidos são Elaboração de gráficos no ms-excel; A construção das cônicas usando régua, compasso e o Geogebra; Marketing pessoal e Comunicações internacionais em inglês para todos os níveis e áreas. Também haverá a oficina Redação científica: por que escrevemos tão mal? e a palestra Oratória: a arte da comunicação e apresentação.

Conheça a programação do Instituto de Ciências Agrárias.

Cedecom Montes Claros