Notícias Externas

Coletânea de autoras negras é lançada com inspiração em Carolina Maria de Jesus

‘Carolinas - a nova geração de escritoras negras brasileiras’ reúne produções de 180 mulheres

Livro reúne mais de 200 textos que retratam a busca das autoras por suas próprias vozes na literatura
Livro reúne mais de 200 textos que retratam a busca das autoras por suas próprias vozes na literatura Reprodução / Bazar do Tempo

Contos, crônicas, diários e relatos autobiográficos compõem o volume Carolinas - a nova geração de escritoras negras brasileiras. Cento e oitenta participantes de oficinas da Festa Literária das Periferias (Flup) 2020 criaram seus textos inspiradas em Quarto de Despejo, primeira publicação de Carolina Maria de Jesus.

Lançada há 61 anos, a obra reúne cerca de 20 diários escritos por ela: uma mulher negra, mãe solteira e moradora da favela de Canindé, em São Paulo. O livro trouxe para o mercado editorial um novo olhar sobre as periferias e grupos marginalizados, tornando Carolina Maria de Jesus a primeira mulher negra brasileira a fazer sucesso internacional no meio literário.

O programa Universo Literário desta quinta, 6, apresentou entrevista com uma das escritoras presentes em Carolinas - a nova geração de escritoras negras brasileiras Aline Lelis, que avaliou o resultado da obra e a necessidade de mais avanços para a mulher negra no mercado editorial e refletiu sobre o alcance dos eventos de literatura na periferia.

A escritora ainda comentou sobre a diversidade retratada na publicação que conta com autoras como catadoras, professoras, estudantes e mães. “Ao trazer nossas experiências, nosso olhar para a literatura, como nos vemos, como nós entendemos o mundo e como nós existimos, isso é muito importante para diversificar as narrativas, as histórias, para quem lê também”, afirmou Aline Lelis.

Ouça a conversa com Michelle Bruck


Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas