Extensão

Coletivos de BH vão circular com textos sobre investimentos em ciência

Coleção será afixada em 153 ônibus de 14 linhas

Os novos textos dos projetos Ciência e Leitura para Todos abordam a necessidade de investir em ciência e tecnologia
Novos textos reforçam importância do fazer científicoJulia Duarte / UFMG

A partir deste sábado, 19 de maio, novos textos dos projetos Ciência para Todos e Leitura para Todos circularão em algumas linhas de ônibus de BH com o tema Investimento em ciência e tecnologia: um retorno certeiro. Estudantes voluntários e bolsistas do projeto farão um mutirão nesta madrugada para fixar os materiais nos coletivos.

Segundo a coordenadora do Ciência para Todos, Adlane Vilas-Boas, professora do Departamento de Biologia Geral do ICB, o projeto tem sido um importante aliado na divulgação científica, levando o conhecimento para a sociedade em linguagem mais acessível.

Sobre o tema desta edição, Investimento em ciência e tecnologia, Adlane explica que a intenção é mostrar aos usuários do transporte público de BH a necessidade de que ciência brasileira receba mais investimentos para se fortalecer e promover uma reflexão sobre o próprio fazer científico no país. “De modo geral, as pessoas não sabem que nós, professores das universidades, somos cientistas e fazemos pesquisas importantes para o desenvolvimento do País. Por isso, tivemos essa ideia de mostrar resultados de pesquisas que viraram produtos tecnológicos”.

Os textos exibidos incluem produções de alunos e foram ilustrados pelos estudantes Rafaella Melisse e Bruno Carvalho. Os textos literários e poéticos, que tangenciam o tema, foram selecionados pela professora Maria Antonieta, coordenadora do Leitura para todos.

Os textos serão fixados em 153 ônibus de 14 linhas – 35, 3052, 4201, 4103, 4106, 8401, 9101, 9103, 9209, 9210, 9550, SC01A, SC01B, SC01R. O projeto é apoiado financeiramente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e pelo Instituto Tim, e conta com a parceria estratégica da BHTrans.

Todos os textos também estarão disponíveis Internet, no site do projeto

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB