Arte e Cultura

Colóquio de direito e literatura discute a 'constituição balzaquiana'

Inscrições podem ser realizadas até o dia 20

Evento será realizado em celebração aos 30 anos da Constituição; Deputado Ulysses Guimarães ergue o primeira versão da nova constituinte
O deputado Ulysses Guimarães ergue o primeiro exemplar da Constituição de 1988Portal EBC /Creative Commons - CC BY 3.0 

Os 30 anos da promulgação da Constituição Federal, chamada de "Constituição Cidadã", serão lembrados no 7º Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), agendado para o período de 30 de outubro a 2 de novembro, no CAD 1, campus Pampulha.

O evento é promovido pela Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), em parceria com os programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, da UniFG e da UnB, e conta com o apoio de diversas outras instituições. As inscrições podem ser realizadas até 20 de outubro, por meio do portal do evento.

Com  a temática Narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana, o Colóquio vai propor uma análise do período histórico do constitucionalismo brasileiro, enfatizando as recentes décadas de vida democrática, a partir, sobretudo, da constituinte. Com a participação de pesquisadores e teóricos do Brasil e do exterior, o evento abarcará questões relacionadas a diversos campos das ciências humanas, como direito, letras, artes, filosofia, história, sociologia e psicologia.

A programação está disponível no portal do Colóquio.