Pesquisa e Inovação

Parceria histórica entre Brasil e Genebra no campo da ciência da educação é tema de colóquio

Antes de chegar ao Brasil, Helena Antipoff trabalhava no Instituto Jacques Rousseau

Helena Antipoff foi pioneira nos estudos de psicologia no Brasil
Helena Antipoff foi pioneira no campo da psicopedagogia no BrasilCDPHA

Em parceria com a Fundação Helena Antipoff, a UFMG promoverá, na próxima semana (15, 16 e 17 de outubro), o colóquio internacional Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas. Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

No dia 15, as atividades serão desenvolvidas no Auditório da Biblioteca Central da UFMG, no dia 16, na Faculdade de Letras, e no 17, na Fundação Helena Antipoff, vinculada à Uemg, em Ibirité.

O evento propõe diálogos sobre os aspectos históricos das parcerias entre Brasil e Genebra, na Suíça, sobretudo no contexto da fundação, em 1929, da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, onde lecionaram vários docentes convidados do Instituto Jean-Jacques Rousseau (IJJR), escola fundada na Suíça em 1912 com o objetivo de contribuir para a formação de educadores e para a difusão de novas pedagogias. Entre esses professores, estava a educadora e psicóloga Helena Antipoff, que viveu o restante de sua vida no Brasil e atuou no ensino da psicologia.

Os professores convidados Bernard Schnewly e Rita Hofstetter, da Universidade de Genebra, farão palestras durante o evento. Haverá tradução simultânea. A programação está disponível no portal do Colóquio.