Pesquisa e Inovação

Colóquio internacional discute direitas na América Latina no século 20

No evento, que terá início em 20 de agosto, tema será abordado sob diversos aspectos; inscrições estão abertas

Casa Rosada, em Buenos Aires, foi um dos abrigos da direita latino-americana
Casa Rosada, em Buenos Aires, foi um dos abrigos da direita latino-americanaMartin St-Amant / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Pesquisadores renomados e doutorandos de diferentes instituições do Brasil e do exterior estarão reunidos de 20 a 22 de agosto, no campus Pampulha da UFMG, para o colóquio Pensar as direitas latino-americanas no século XX. Onze mesas terão apresentações sobre temas como direitas e religiões, governos e políticas públicas, repressão na perspectiva de gênero, partidos e organizações sociais, culturas políticas das direitas, conceitos e historiografia, e relações das direitas com a economia.

Constituir redes e consolidar pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em História da UFMG e nas instituições parceiras são alguns dos objetivos do evento. A UFMG o organiza ao lado da Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina) e a Université de Toulouse (França).

De acordo com os organizadores, o colóquio se relaciona com eventos realizados na França, em 2014, e na Argentina, em 2016, quando se começou a constituir uma comunidade de investigação centrada no estudo das identidades, ideias, práticas e discursos de figuras e grupos de direita na América Latina. “Se na ocasião do primeiro colóquio já era visível o incremento da influência das direitas em várias partes do mundo”, destaca o texto de apresentação, “o tema ganhou ainda maior atualidade em vista de acontecimentos recentes como os resultados eleitorais na Argentina, na França e nos Estados Unidos e o impeachment de 2016 no Brasil, que foi provocado por – e provocou – um giro à direita, para não falar da crise em que parece imerso o regime chavista na Venezuela.”

Informações sobre inscrições e programação estão disponíveis no site da Universidad Nacional de General Sarmiento e podem também ser obtidas pelo e-mail derechas@ungs.edu.br.