Colóquio na FaE vai debater múltiplas perspectivas sobre o letramento

Artigos podem ser submetidos até 7 de junho

Escrita
Letramento e novos contextos comunicacionais é um dos eixos temáticos do evento
Free License / Pixabay

A sétima edição do Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação, recebe trabalhos até 7 de junho. Os artigos devem abordar um dos seguintes temas: leitura e escrita como prática social e em novos contextos comunicacionais, letramentos acadêmicos, identidades e minorias sociais, diversidade e inclusão, políticas públicas e ações sociais, práticas de letramento e internacionalização da universidade.

Os arquivos devem ser nomeados com o número do eixo de inscrição, seguidos de um traço e o nome do primeiro autor. Serão aceitas pesquisas com resultados finais ou parciais que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Também podem ser inscritos ensaios que problematizem pontos de interesse para o debate no campo de investigação.

A avaliação dos resumos expandidos terá caráter classificatório, e o julgamento será feito com base na relevância e pertinência do trabalho para o grupo temático indicado na inscrição, considerando também a articulação conceitual no enquadramento, consistência argumentativa, rigor na abordagem teórico-metodológica, interlocução com a produção da área e contribuição para o avanço do conhecimento. É necessário que os trabalhos sejam submetidos na forma de resumo expandido e sigam as normas de formatação. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Contribuições interdisciplinares
Esta edição do Colóquio, programada para o período de 31 de julho a 2 agosto, na Faculdade de Educação, está focada na natureza social das práticas de leitura e escrita, em contextos diversos. O evento propõe-se a abrigar análises das dimensões políticas e econômicas dos conceitos de letramento, por meio de contribuições da história, da sociologia, da linguística, da sociolinguística, da antropologia e da psicologia, e projetar implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

Mais informações estão disponíveis no site do evento ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-5333.