Pesquisa e Inovação

Colóquio na UFMG debate retorno das direitas na América Latina

‘Ações e debates ideológicos nos 1960/70's: classe, raça e religião’ é o tema de uma das mesas

Ascensão das direitas em países latino-americanos motiva debates
Ascensão das direitas em países latino-americanos motiva debates Imagem: Nick Fewings / Unsplash

Dezenas de pesquisadores do Brasil, da Argentina e da França estão reunidos na UFMG para o 3º Colóquio Pensar as Direitas na América Latina no Século 20, que segue até a quarta-feira, 22. O evento apresenta reflexões e produções acadêmicas que discutem a volta ao poder, nos últimos anos, de grupos políticos de direita no cenário político da América Latina.

Resultados eleitorais recentes na Argentina, no Chile e na Colômbia, somados a eventos como o impeachment de Dilma Rousseff no Brasil, guiam o interesse de inúmeros estudos latino-americanos e europeus, que investigam identidades, práticas, ideias e discursos de figuras e grupos de direita na região.

Uma das mesas do evento discute Ações e debates ideológicos nos 1960/70´s: classe, raça e religião, e será realizada na próxima quarta, 22. Um dos participantes, Bruno Vinícius Leite de Morais, doutorando em História e Culturas Políticas pela UFMG, falou sobre o debate em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa. Ele é autor do trabalho Um antirracismo liberal conservador: problematização sobre mobilizações negras na era dos extremos.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-20-08-2018.mp3

O colóquio terá transmissão ao vivo no YouTube.

O evento é realizado pela UFMG, em parceria com universidades da Argentina e da França, com o Grupo de Trabalho Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias e com o Laboratório de História do Tempo Presente da UFMG.

Outros temas discutidos no evento e a programação podem ser consultados na página do Laboratório de História do Tempo Presente no Facebok

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória