Colóquio vai discutir as diferentes formas de discriminação racial

Encontro, que será realizado em novembro, na Argentina, promove reflexão sobre manifestações do racismo no ensino superior

Painel na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Córdoba, onde foi realizada a CRES 2018, alerta para as dores que ainda permanecem entre nós Marcílio Lana

Está aberta a chamada de artigos para o 6º Colóquio Internacional "Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina. As múltiplas formas de racismo e discriminação racial". Os artigos devem analisar maneiras pelas quais o racismo e a discriminação racial manifestam-se atualmente no ensino superior.

Entre os objetivos do encontro está a difusão de estudos e o intercâmbio de conhecimentos e reflexões sobre o racismo e a discriminação racial na educação superior. O Colóquio busca, ainda, contribuir para a formulação e aplicação de políticas e programas que aprofundem a democratização da Educação Superior e sua pertinência com respeito à diversidade cultural de cada sociedade e o desenvolvimento de modalidades de colaboração intercultural, com equidade entre universidades e outras instituições de Educação Superior (IES) e organizações e comunidades de povos indígenas e afrodescendentes. Esses objetivos fazem parte das recomendações da Declaração Final da Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018).

O Colóquio, promovido pela Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina, ocorrerá na Universidade Nacional de Três de Ferrero (UNTREF), em Buenos Aires, na Argentina, entre 6 e 8 de novembro de 2019. Até cinco bolsas de participação serão concedidas. O prazo de submissão de trabalhos encerra-se no dia 7 de junho de 2019.

Mais informações e contatos podem ser feitos por meio do e-mail: redesial@untref.edu.ar

Marcílio Lana