Formas de Ingresso

Cursos subsequentes aprimoram formação de estudantes que concluíram o ensino médio

Biotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas são as áreas oferecidas pelo Coltec; prazo para isenção da taxa é aberto nesta terça

Inscrições para os cursos técnicos subsequentes do Coltec deverão ser feitas de 22 a 30 de novembro
Inscrições para os cursos subsequentes do Coltec deverão ser feitas de 22 a 30 de novembro Zé Du / UFMG

Desde o início deste ano, o Colégio Técnico da UFMG (Coltec) oferece cursos técnicos subsequentes, que são formações profissionalizantes destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio. Até então, o Colégio Técnico ofertava apenas cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Em 2017, o Coltec propôs ampliar sua oferta de vagas por meio da implantação de cursos na modalidade subsequente motivado pelo cumprimento da Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê aumento de 50% nas vagas da educação profissional em todo o país. “Com a inclusão dos cursos subsequentes, buscamos atender estudantes que concluíram o ensino médio e que procuram uma formação técnica de excelência”, explica a professora Katia Pedroso Silveira, diretora do Coltec.

edital do processo seletivo para as turmas de 2019 dos cursos técnicos subsequentes está disponível no site da Copeve. O candidato conta com duas opções de formação: o curso de Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em programação de dispositivos móveis, e o de Biotecnologia, com ênfase em análises clínicas.

A primeira, com duração prevista de três semestres, tem o objetivo de preparar profissionais para desenvolver programas de computador para dispositivos móveis seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Com duração de quatro semestres, a formação em Biotecnologia capacita profissionais para participar da implantação de novas tecnologias relacionadas à natureza humana e animal. Os técnicos nele formados são aptos a atuar em indústrias farmacêuticas, médicas ou veterinárias, e centros de pesquisa pública ou privada. Nos dois casos, as aulas ocorrem no período noturno.

A diretora Katia Pedroso Silveira destaca que a oferta de dois cursos na modalidade de cursos subsequentes possibilitou ao  Coltec “disponibilizar para a sociedade um know-how que o colégio já tem nas duas áreas".

Inscrições e isenção de taxa
As inscrições deverão ser feitas de 22 de outubro a 30 de novembro. Pode concorrer o candidato que concluiu o ensino médio ou que, no ato da inscrição, estiver regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino. O interessado também deve ter participado de alguma edição do Enem, entre os anos de 2014 a 2018, pois a seleção levará em conta as notas obtidas em uma delas.

O valor da taxa de inscrição é de R$70, e a isenção do pagamento pode ser requerida de terça, 2, até sexta-feira, 5 de outubro – no último dia, o sistema encerra as atividades às 17h. Para pleitear a isenção, o interessado precisa participar de programas sociais do governo federal, possuir o Número de Identificação Social (NIS), ser membro de família de baixa renda e preencher formulário. O resultado final da isenção será divulgado a partir de 15 de outubro. Metade das 72 vagas são reservadas a candidatos cotistas. Todas as informações sobre o processo seletivo constam do edital ou do site da Copeve.

Cursos integrados
Outro eixo formativo do Coltec é composto de cursos destinados a estudantes que ainda não cursaram o ensino médio. Esses cursos integram o ensino técnico ao médio, são ofertados aos jovens da faixa etária de 14 a 18 anos e tem duração de três anos. No Coltec, esses cursos são ministrados em período integral (manhã e tarde). Essa modalidade está, até 15 de outubro, com inscrições abertas para o processo seletivo de 2019. São oferecidas formações técnicas em Eletrônica, em Desenvolvimento de Sistemas, em Automação Industrial, em Análises Clínicas e em Química.

Cláudia Amorim