Coltec suspende atividades didáticas presenciais por dez dias

Decisão foi tomada em razão da notificação de 38 casos suspeitos e 18 confirmados de covid-19

Fachada do Coltec: aulas suspensas até o dia 23
Fachada do prédio do Coltec: aulas presenciais suspensas até o dia 23 Foca Lisboa | UFMG

O Colégio Técnico (Coltec) da UFMG decidiu suspender as atividades didáticas presenciais previstas para o período de 14 a 23 de janeiro. A medida foi tomada após o comitê local de biossegurança registrar 38 casos suspeitos e 18 confirmados de covid-19 entre estudantes e servidores. As aulas presenciais no Coltec foram retomadas no início deste mês, e a suspensão está respaldada nas diretrizes do Plano para o retorno presencial da UFMG.

Em nota à comunidade, o comitê de biossegurança do Coltec ressalta que apenas seis pessoas infectadas chegaram a frequentar a escola, o que indica que provavelmente o contágio ocorreu fora de suas dependências. “Considerando o atual contexto epidemiológico com circulação da nova variante ômicron e do vírus influenza, indicou-se, com apoio do Comitê Permanente da UFMG, a suspensão das atividades presenciais para melhor monitoramento e redução do risco de contaminação”, justifica o comunicado, que é assinado pela presidente do comitê, a professora Virgínia Fernandes Mota.

Dessa forma, todas as atividades didáticas previstas até o próximo dia 23 devem migrar para o modelo remoto, e os encontros síncronos ocorrerão nos horários programados para as atividades presenciais. Segundo a nota, o comitê de biossegurança do Coltec continuará fazendo o acompanhamento dos casos confirmados. Até o momento, nenhum membro da comunidade apresentou agravamento dos sintomas.

No comunicado, o comitê também recomenda que a "comunidade coltecana" continue notificando o comitê local sobre sintomas gripais e atestados médicos e acesse o MonitoraCovid UFMG para registro da notificação e encaminhamento, se necessário, ao Telecovid. Além disso, as ações preventivas devem ser reforçadas: “Sempre é bom lembrar a importância de usar máscaras de boa qualidade, evitar aglomerações, respeitar o período de isolamento ou quarentena e, principalmente, manter a vacinação em dia com todas as doses recomendadas para covid".

'Sujeito a idas e vindas'
O comitê de biossegurança Coltec destaca ainda que o Sars-CoV2 continuará fazendo parte do “repertório” de vírus respiratórios por tempo indeterminado, o que exige cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e monitoramento: “Nosso esperado retorno às atividades presenciais está sujeito a idas e vindas, sempre orientado pelos indicadores epidemiológicos e com respeito à vida, à saúde e à educação”.

Ao comentar a decisão de suspender as atividades didáticas presenciais no Coltec, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o retorno às atividades presenciais é “imprescindível para fortalecer o vínculo entre a comunidade acadêmica e manter a qualidade dos cursos oferecidos”, mas ressalta que essa retomada precisa ser feita de forma gradual e segura.

“Não hesitaremos em retroceder nas etapas do nosso plano de retorno, que prevê e nos dá segurança sobre como atuar diante de mudanças no contexto epidemiológico e de situações como a do Coltec. A UFMG segue acompanhando, com cautela e responsabilidade, toda a situação epidemiológica de Belo Horizonte e de Montes Claros por meio de seu Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus”, afirma Sandra Goulart.