Notícias Externas

Com milhões de currículos, Plataforma Lattes completa 20 anos

O 3º episódio do "Outra estação" fala sobre o passado, presente e futuro da ferramenta

Símbolo da Plataforma Lattes
Símbolo da Plataforma Lattes Plataforma Lattes I CNPq

Fundada em 1999, a Plataforma Lattes completa duas décadas de existência neste mês de agosto. Nos últimos vinte anos, a criação da ferramenta transformou completamente as atividades de fomento, gestão, planejamento e avaliação do fazer científico brasileiro.  Atualmente o site reúne 6,8 milhões de currículos e informações de cerca de 40 mil grupos de pesquisa.

A importância da Plataforma para a ciência é o tema do 3º episódio do Outra estação (29/08). O programa também conta a história do cientista César Lattes, que dá nome à Plataforma, e discute o futuro da ferramenta num cenário de mudanças tecnológicas constantes.

As origens da Plataforma Lattes

O primeiro bloco do Outra estação ouviu o pesquisador do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto Pacheco. Ele participou da criação da ferramenta e, na entrevista concedida ao programa, relembra as origens da Plataforma Lattes.

Você vai saber também porque a Plataforma chamou a atenção da comunidade científica internacional e como ela está sendo usada para pesquisas, incluindo um estudo da UFMG, conduzido pelo professor do Departamento de Ciência da Computação Alberto Laender, que pretende traçar a árvore genealógica da ciência brasileira.

Ouça o primeiro bloco do programa

Por que a Plataforma se chama Lattes?

O físico brasileiro César Lattes, 1949
O físico brasileiro César Lattes, 1949 Arquivo Nacional

O segundo bloco do Outra estação traz um perfil do físico brasileiro César Lattes, cientista escolhido para nomear a ferramenta do CNPq. Sua importância para a ciência foi tamanha que ele chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel. Sobre esse assunto, nós conversamos com Heráclio Duarte Tavares, que faz pós-doutorado no Instituto de Física da USP e tem diversos estudos sobre o cientista.

Ainda neste bloco do programa Outra estação ouvimos o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, e alguns pesquisadores para falar sobre a reformulação da Plataforma. Um Plano de Modernização foi anunciado ainda em 2018, mas o que muda de fato com a implementação desse plano? E quais são os riscos a ele em um cenário em que a ciência brasileira vem sofrendo sucessivos cortes?

Ouça a segunda parte do programa
O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, foi um dos entrevistados pelo programa
O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, foi um dos entrevistados do programa Marcos Santos I USP Imagens .

Para saber mais sobre o tema:

Site da Plataforma Lattes

História da Plataforma Lattes

Documentário sobre César Lattes

Palestra proferida por César Lattes nos 45 anos do CNPq

Produção

Outra estação desta semana (29/08) teve apresentação de Alessandra Ribeiro, produção de Alicianne Gonçalves, Gabriela Dias, Larissa Reis e Samuel Sousa, edição de Alicianne Gonçalves, trabalhos técnicos de Breno Rodrigues e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim.

O programa Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa, em 104,5 FM, o programa vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O Outra estação também fica disponível nos aplicativos de podcast.