Semana do Conhecimento

Com mostra interativa, ICB aproxima a ciência do cotidiano da população

Nesta quarta, experimentos serão levados à Estação São Gabriel, do Move

3ª Mostra Interativa do ICB
Estande na 3ª Mostra Interativa do ICB, realizada no ano passadoDivulgação ICB / UFMG

Experiências científicas são capazes de despertar enorme curiosidade em crianças, jovens e adultos. Nesta quinta-feira, 18, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) realiza a quarta edição da Mostra Interativa, exposição de experimentos científicos concebidos com linguagens e formas acessíveis.

O evento é aberto à comunidade externa e tem o objetivo de aproximar a sociedade do ambiente científico da UFMG, além de apresentar o resultado de trabalhos, pesquisas e estudos desenvolvidos por bolsistas de graduação, extensão e pós-graduação do ICB.

“A mostra possibilita às pessoas compreenderem o que é feito na UFMG. Trata-se de um momento de interação e diálogo com a população”, define a professora Gleide Fernandes de Avelar, coordenadora da exposição..

Os participantes poderão conhecer a produção exposta em 60 estandes. Em cada um deles haverá alunos explicando e demonstrando o tema da pesquisa representada. “O público perceberá que a ciência faz parte do cotidiano de cada um”, complementa Gleide Avelar.

A mostra, com entrada gratuita, ocorrerá das 10h às 16h, no piso térreo do ICB, campus Pampulha. A atividade faz parte do 4° Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB, que acontece de 15 a 18 de outubro, e da 27ª Semana do Conhecimento, que vai até o dia 19.

Estação São Gabriel
Estação de Integração São Gabriel, que receberá o 'MoveMente'Divulgação PBH

Ciência no Move
Nesta quarta-feira, 17 de outubro, das 8h às 12h, a Estação São Gabriel, do Move, localizada na Avenida Cristiano Machado, 5.600, recebe o MoveMente, evento que também compõe o 4° Encontro de Ciência, Ensino e Cultura.

Segundo a professora Luciana de Oliveira Andrade, a ideia consiste em apresentar pesquisas de forma simples e interativa para que os usuários das linhas de ônibus e do metrô da região possam compreender com facilidade alguns temas científicos como neurodegeneração, vírus, bactérias, ciclo menstrual e botânica.

Saberes e práticas para reduzir as desigualdades é o tema desta edição do Encontro de Ciência, Ensino e Cultura, cuja programação reúne atrações científicas, apresentações culturais, oficina de bordado, palestras e rodas de conversas. As atividades buscam promover a divulgação científica e estimular a população a discutir as implicações sociais das ciências.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409 2533.

Com Assessoria de Comunicação do ICB