Bibliotecários debatem demanda informacional e combate às 'fake news'

Palestras, minicursos e filmes são atrações de evento que se estende ao longo da semana

Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG promove a IV Semana do Bibliotecário
Semana do Bibliotecário integra a série Sistema de Bibliotecas em MovimentoCarla Pedrosa /BU UFMG

Até quinta-feira, 21 de março, a Biblioteca da Escola de Ciência da Informação (ECI) promove a Semana do Bibliotecário, que, em sua quarta edição, vai discutir a relação entre demanda informacional e responsabilidade social com a informação.

Nas palestras, serão abordados temas como os critérios de confiabilidade no ambiente digital e as implicações das fake news no Estado Democrático de Direito. Os minicursos apresentarão desde ferramentas para uso ético da informação e combate ao plágio até instruções para indexação e preservação do acervo. Outra atração é o CineBiblio, com exibição de trechos de filmes e documentários que abordam conceitos como fake news e pós-verdade.

A maioria das atividades ocorrerá na sala 1000 da ECI, às 8h e às 14h. A abertura será nesta segunda-feira, às 19h, no Auditório Sônia Viegas (Faculdade de Letras), às 19h. A programação pode ser consultada no Portal da BU.

As atividades são gratuitas, e é possível se inscrever separadamente na plataforma do evento. Serão emitidos certificados de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bib@eci.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-6102.

Em movimento
A 4ª Semana do Bibliotecário do ECI integra a série Sistema de Bibliotecas em Movimento, promovida pelas bibliotecas da UFMG neste ano. No evento, o participante poderá solicitar o cartão-postal de mesmo título e levá-lo a todos os outros eventos de que participar. Ele também poderá solicitar, pela participação na semana do bibliotecário, um adesivo a ser colado no verso do cartão-postal Sistema de Bibliotecas em Movimento. A cada dez  adesivos, o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária, no segundo andar da Biblioteca Central. O brinde será escolhido conforme disponibilidade no dia da retirada. As atividades da série são divulgadas no site da BU, no Facebook e no Instagram.