Pesquisa e Inovação

Comitê de Ética em Pesquisa promove seu primeiro treinamento on-line

Encontro, agendado para 8 de julho, será aberto a toda a comunidade acadêmica; vagas são limitadas

;;;
Página inicial da Plataforma Brasil, base de submissão das pesquisas
Raphaella Dias / UFMG

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFMG promoverá, no dia 8 de julho, seu primeiro treinamento on-line. O encontro é aberto a toda a comunidade acadêmica, e as inscrições poderão ser feitas até que se encerrem as 75 vagas.

O treinamento visa, principalmente, esclarecer procedimentos metodológicos em pesquisas com participação de seres humanos e orientar a submissão de projetos na Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas.

Segundo a coordenadora do CEP, a professora da Faculdade de Medicina Críssia Paiva, as exposições do encontro terão como base, além das informações centrais sobre o tema, as dúvidas mais comuns enviadas ao Comitê. “Queremos reduzir as demandas individuais nesta fase em que os membros do CEP estão sobrecarregados pela maior quantidade de projetos submetidos nesse período de pandemia”, afirma a coordenadora. O Comitê analisou neste ano, até 18 de junho, 476 protocolos, contra 383 no mesmo período em 2019.

O treinamento é importante, salienta Críssia Paiva, para que os pesquisadores “aprimorem a compreensão das resoluções do Conselho Nacional de Saúde e das orientações oferecidas no site do Comitê”. Segundo ela, haverá oportunidade de os pesquisadores exporem questões pontuais, que serão esclarecidas durante o seminário.

O encontro on-line será das 14h às 17h. Em virtude das limitações de infraestrutura nesse período de trabalho remoto, não serão emitidos certificados. O link para acesso à plataforma que abrigará o treinamento será enviado por email até 7 de julho, e o acesso exigirá o login do MinhaUFMG.

Partes resguardadas
O Comitê de Ética em Pesquisa é órgão interdisciplinar que visa proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em pesquisas realizadas no âmbito da UFMG. O CEP analisa projetos que têm como fonte primária de informação o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, incluindo suas partes. Isso inclui material biológico ou dados já armazenados. “O papel do Comitê é resguardar não só os participantes dos estudos, mas também os pesquisadores e a própria instituição”, afirma a coordenadora do Comitê, que é vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e integra o Sistema CEP-Conep, organizado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.

Itamar Rigueira Jr.