Notícias Externas

Pesquisa mostra como as redes sociais direcionam conteúdos

Tema de programa da Rádio UFMG Educativa, tese do DCC conclui que a prática pode acirrar a polarização de opiniões

O professor do Departamento de Computação e Sistemas da Universidade Federal de Ouro Preto Filipe Nunes Ribeiro defendeu seu doutorado este ano na UFMG
Filipe Nunes Ribeiro é professor na Universidade Federal de Ouro PretoArquivo pessoal

Como os dados oferecidos pelos usuários são utilizados pelas redes sociais para direcionar propagandas e conteúdos? Essa foi a questão que orientou a tese de doutorado do pesquisador Filipe Nunes Ribeiro defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG. Uma das conclusões do trabalho é que esse direcionamento pode acirrar a polarização de opiniões e até incentivar discursos de ódio. Saiba mais no episódio 16 do programa Aqui tem ciência.

RAIO-X DA PESQUISA

Título original: Interferência de dados demográficos a partir de plataformas de propaganda baseadas em redes sociais

O que é: pesquisa de doutorado investigou como os dados oferecidos pelos usuários em redes sociais são utilizados pelas plataformas para direcionar propagandas e conteúdos.

Nome do pesquisador: Filipe Nunes Ribeiro

Ano da defesa: 2019

Programa de Pós-graduação: Ciência da Computação

Orientador: Fabrício Benevenuto de Souza

Financiamento: Capes

O episódio 16 do programa Aqui tem ciência teve apresentação e produção de Luana Lima, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.