Notícias Externas

Como ensinar escrita para candidatos ao Enem?

Pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG buscou responder a essa questão analisando correções em um plataforma online

Francine de Souza Andrade analisou uma plataforma virtual de correção da redação do Enem
Francine de Souza Andrade analisou uma plataforma virtual de correção da redação do Enem Arthur Bugre I UFMG Educativa

Quais são as competências de escrita por trás de uma boa redação do Enem? Segundo o Guia da Redação, são cinco competências avaliadas: 

- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 

- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 

- Competência 3:. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 

- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 

- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A pontuação atribuída a cada uma delas é igual, mas quando se trata de ensinar a escrita para os alunos, a competência 3, que trata da argumentação, pode ser considerada chave em relação às outras. Essa é uma das conclusões da dissertação “Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso” defendida pela pesquisadora Francine de Souza Andrade no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG. Saiba mais no episódio 13 do Aqui tem ciência.


RAIO-X DA PESQUISA

Título original:  “Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso”

O que é: a pesquisa buscou entender como corretores de uma plataforma online de redação do Enem podem orientar o ensino da escrita e o desenvolvimento da habilidade argumentativa

Nome da pesquisadora: Francine de Souza Andrade

Orientadora: Vera Lúcia Menezes de Oliveira Coorientador: Luiz Francisco Dias

Programa de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG

Data da defesa: fevereiro de 2019

Financiamento: CNPq