Saúde

Comportamento da população nos feriados vai afetar controle da pandemia

Virologista Giliane Trindade, do ICB, falou sobre a situação em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa

Professora Giliane Trindade, do ICB, falou à UFMG Educativa sobre comportamento ideal nos próximos feriados
Professora Giliane Trindade, do ICB, falou à UFMG Educativa sobre comportamento ideal nos próximos feriados Reprodução / TV UFMG

O último boletim epidemiológico diário da covid-19 em Belo Horizonte demonstrou que a taxa de transmissão está em 1,09, na faixa amarela. Além disso, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 85,7%, e a ocupação dos leitos de UTI, em 97,2%, ambos na faixa vermelha. Esses dados mostram que Belo Horizonte vive o pior momento da pandemia. O Brasil tem registrado, nos últimos dias, mais de três mil mortes diárias por covid-19 e liderou o ranking global de óbitos no mês de março. Por causa desses números, o governo estadual decretou a "onda roxa" em Minas Gerais, que põe em prática medidas mais rígidas de isolamento social. 

Durante os feriados da Semana Santa e da Páscoa, em que muitas famílias têm a tradição de se reunir ou viajar, é preciso reforçar a necessidade de obediência às medidas restritivas. Além do feriado desta semana, o mês de abril terá ainda o feriado de Tiradentes, que também costuma movimentar o turismo. 

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, abordou, nesta quarta-feira, 31, a necessidade de aprofundar as práticas de isolamento para conter os números alarmantes da pandemia. A convidada é a virologista e pesquisadora Giliane Trindade, professora de microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória