Formas de Ingresso

Computação, Sistemas de Informação e Física são tema do videocast Mostra Sua UFMG

Professores apresentam a infraestrutura, ressaltam a qualificação do corpo docente e incentivam a presença feminina nos cursos de ciências exatas.

No novo episódio do videocast da Mostra Sua UFMG, o estudante Pedro Gonçalves apresenta a conversa com os professores: Luiz Filipe do curso de Ciência da Computação, Douglas Guimarães do curso de Sistemas de Informação, e Lucas Lages do curso de Física. Os docentes destacaram os diferencias de ser estudante da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentaram a infraestrutura dos laboratórios e as variadas oportunidades formativas oferecidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Os professores ressaltaram ainda a qualificação do corpo docente e os projetos de inserção e valorização feminina nos cursos de ciências exatas.

Os episódios dos videocasts estrearam às terças e quintas, às 11 horas, no Youtube da TV UFMG, com versão em podcast para o Spotify. A série, que se propõe a apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG, é realizada por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom). O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.

Mostra Sua UFMG

Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra de Profissões – adotou um formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais vão exibir vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecer informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.
O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu nos últimos dois anos.