Institucional

UFMG vai às urnas para escolher novo Reitorado

Três chapas participam da consulta, que começa nesta quarta, no Hospital das Clínicas

Consulta à comunidade será realizada, em primeiro turno, nos dias 8 e 9
Vista parcial do campus Pampulha (com a Reitoria ao fundo), onde haverá postos de votação em 22 unidades
Lucas Braga / UFMG

Cerca de 50 mil integrantes da comunidade universitária estão aptos a participar, hoje e amanhã, do processo que vai culminar na escolha dos gestores da Universidade para o período 2018-2022.

A votação começa nesta quarta-feira, 8, exclusivamente no Hospital das Clínicas, das 6h às 20h30, e ocorre também na quinta-feira, 9, em todas as unidades, das 8h às 17h. Nas unidades e órgãos em que houver expediente noturno, o horário de votação se estenderá até as 22h.

Com base no resultado da consulta, o Colégio Eleitoral – formado pelos integrantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores – vai elaborar lista tríplice, encabeçada pelo vencedor do pleito, que será encaminhada ao Ministério da Educação, responsável pela definição dos novos ocupantes dos cargos de reitor e vice (integrantes da mesma chapa, necessariamente).  

Participarão da consulta três chapas (os números foram definidos por sorteio): Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice); Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice); Chapa 3 (UFMG+) – Andréa Mara Macedo, do ICB (Reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice).

Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que alcançarem os maiores percentuais no primeiro turno para concorrerem no segundo turno, marcado para os dias 21 (Hospital das Clínicas) e 22 deste mês (todas as unidades).

Ponderação
Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes – técnico-administrativos e docentes de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico –, alunos de graduação, especialização, residência (incluída a pós-doutoral), mestrado e doutorado e estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

Poderão votar 50.503 membros da comunidade acadêmica. São 3.065 docentes, 4.369 técnicos e 43.069 discentes. Em Belo Horizonte, serão montados postos de votação em 22 unidades do campus Pampulha, além da Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Escola de Arquitetura e Museu de História Natural e Jardim Botânico. Fora da capital, haverá seções eleitorais no Campus Cultural de Tiradentes, no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Nos casos em que o votante integre mais de um segmento, ele terá direito a um único voto. Um técnico que tenha vínculo também como discente votará como técnico; um docente que seja também discente votará como docente; um servidor que tenha vínculos como docente e técnico terá seu voto registrado como docente.

Entre as normas que regem a consulta à comunidade acadêmica, está o sistema de ponderação de votos que tem vigorado nos últimos pleitos. O voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o dos servidores técnico-administrativos e o dos alunos vale 15% (cada segmento). A fórmula de ponderação considera o universo total de votantes em cada um dos grupos.

Apuração
Haverá uma junta apuradora para cada posto de votação. A apuração será realizada por meio de mapas fornecidos pela Comissão Eleitoral, apresentando os resultados por segmentos (docentes, técnico-administrativos em educação e discentes). Os documentos serão, então, encaminhados à Comissão Eleitoral, imediatamente após o término da apuração. Centralizados todos os resultados, a Comissão Eleitoral divulgará, por intermédio da rede da UFMG, os resultados da consulta em ata sucinta e os afixará em locais públicos da Universidade.

Saiba onde votar acessando o site da consulta.