Notícias Externas

​Comunidade LGBTI pode denunciar casos de discriminação e agressão pelo app TODXS

Aplicativo encaminha denúncias ao governo, agrupa legislação específica e compila dados sobre violência motivada por orientação sexual ou identidade de gênero

C
Aplicativo para celular e tablet é integrado ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União
Facebook TODXS

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais têm agora um novo canal para denunciar situações de discriminação e agressão: trata-se do aplicativo TODXS. Integrado ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, o app faz a triagem e o direcionamento correto das denúncias aos órgãos púbicos responsáveis pela adoção de providências ou medidas preventivas. Além disso, agrupa a legislação específica à comunidade LGBTI+, lista organizações representativas e compila dados sobre a violência motivada por orientação sexual ou identidade de gênero.

A ideia de criar o aplicativo surgiu em 2016 após um casal homoafetivo sofrer discriminação ao ser convidado a se retirar de um restaurante na cidade de Fortaleza (CE). "O aplicativo surgiu com a intenção de passar mais conhecimento à comunidade LGBTI+ em termos de leis, de organizações que dão suporte e também para fazer um levantamento dos atos de violência para pressionar o poder público a melhorar as públicas públicas", afirmou o gerente de tecnologia do TODXS, Ewerton Carlos Assis, em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 2.

Muitas vítimas deixam de denunciar os crimes pessoalmente nos órgãos de segurança com medo de sofrer preconceito ou por constrangimento, disse Ewerton. Por isso, ele defende a necessidade de ampliar os canais de participação da comunidade LGBTI+. Além do aplicativo, a startup TODXS mantém projetos em várias áreas para fortalecer a comunidade LGBTI+ em todo o Brasil.

ouca-a-conversa-com-gabriela-sorice-02-01-2018.mp3