Pessoas

Comunidade UFMG lança luz ao debate sobre o que é ser normal

Conceito vem sendo cada vez mais discutido e desconstruído

O conceito de normalidade por muito tempo se solidificou, tanto que sobreviveu por séculos de transformação na sociedade. No entanto, o debate acerca de diversos outros conceitos tem sido evidente, e, claro, impressões sobre o que é ser normal certamente estarão sobre discussão e revisão.

Em vídeo enviado à TV UFMG, o doutorando em estudos psicanalíticos pela UFMG, Lucas Rodrigues aborda a temática, promovendo reflexões sobre pessoas que não necessariamente se encaixam em padrões sociais estabelecidos e como lidar com essas situações sem adoecer mentalmente.

Há também alguns depoimentos de alunos da UFMG sobre o que eles pensam a respeito do conceito de normalidade e de anormalidade. Além disso, outros depoimentos destacam pessoas que não necessariamente se encaixam nos padrões estabelecidos e que não podem mais ser vistas e nem deixadas à margem, mas sim são peças integrantes de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Equipe: Daniel Mendes e Amanda Maria (produção); Beatriz Campos (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo).