Pessoas

Conceitos e preconceitos: Dois Pontos, da TV UFMG, aborda identidades de gênero e sexual

Pesquisadores analisam como o assunto deve ser tratado nas escolas e no ensino superior

Cisgênero, transgênero, intergênero, transexual, intersexual, masculino, feminino, não binário. Identidade de gênero e orientação sexual.  As classificações e os conceitos são vários e muito distintos entre si.  Mas, se a diversidade é grande, o preconceito também o é.  De acordo com a Organização das Nações Unidas no Brasil, ao menos 72 países têm leis que criminalizam relações homossexuais e expressões de gênero. No Brasil, o país onde mais se mata por homofobia, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais, iniciativas educativas encontram dificuldades para efetivação, em especial por causa de ações de bancadas parlamentares cristãs. 

Para debater identidades de gênero e sexual, o programa Dois Pontos, da TV UFMG, reuniu dois especialistas: a psicóloga e pesquisadora Rafaela Vasconcelos, do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG, e o professor da Faculdade Educação Paulo Nogueira.

Veja o programa, que também pode ser assistido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV) nos seguintes dias: segunda, às 19h30, terça e quinta, às 20h, e quarta e sexta, às 12h. A atração também está disponível no Facebook e no Youtube da emissora.

Entrevistados: Rafaela Vasconcelos, pesquisadora do NUH UFMG, e Paulo Nogueira, professor da FaE
Produção: Ruleandson do Carmo
Apresentação: Soraya Fideles
Equipe de estúdio: Samuel do Vale, Márcia Milagre e Mário Quinaud
Edição de imagens: Marcia Botelho