Arte e Cultura

Concurso selecionará poemas para a exposição sobre o 'céu do sertão'

Iniciativa é do Espaço do Conhecimento; estrelas e constelações têm presença marcante na obra de Guimarães Rosa

Fachada Digital Espaço do Conhecimento UFMG
Fachada digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, vai expor os poemas selecionadosKayke Quadros

O Espaço do Conhecimento UFMG lança neste ano, em parceria com o Instituto Unimed BH, a exposição temporária Sertão mundo, que vai apresentar, em formatos diversos, as múltiplas reverberações do universo de João Guimarães Rosa, um dos mais célebres escritores brasileiros do século 20. Como preparação para o lançamento da exposição, o museu está promovendo o concurso de poemas O céu do sertão.  

A comissão avaliadora selecionará cerca de dez poemas para compor produções audiovisuais e textuais da mostra que serão veiculadas no planetário, na fachada digital e em outras mídias do Espaço do Conhecimento UFMG. Além disso, os autores dos poemas classificados nas três primeiras colocações terão suas obras publicadas no catálogo da exposição. 

O céu no sertão
O céu tem presença marcante no universo rosiano. Em grande parte de suas obras, Guimarães Rosa explora, em muitos detalhes, elementos do céu noturno, como estrelas e constelações. Em várias situações, esses elementos são utilizados para marcar a passagem do tempo ou para sugerir significados simbólicos, sendo descritos de forma poética, como se fossem personagens. O concurso vai selecionar produções inéditas, inspiradas nessas referências.
 
As inscrições para o concurso, gratuitas, estão abertas até 23 de junho e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Podem participar maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, desde que morem no Brasil, assim como brasileiros residentes no exterior. O regulamento com as condições de participação está disponível na página do Espaço do Conhecimento.

Cartaz do concurso de poemas 'O Céu do Sertão'
Cartaz do concurso de poemas 'O céu do sertão' Espaço do Conhecimento UFMG

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento