ICB promove concursos para comemorar o Dia do DNA

Estudantes poderão inscrever ensaios ou representações artísticas sobre a molécula; evento foi suspenso em razão das medidas de combate ao coronavírus

Representação artística do DNA
Representação artística do DNA Pixabay

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Fundação Danilo Pena (Fundape) estão promovendo dois concursos – um de ensaios e outro de representações artísticas – em homenagem ao Dia do DNA. O evento de anúncio dos vencedores, agendado inicialmente para 24 de março, no auditório 3, da Unidade, foi suspenso em razão das medidas para o controle do avanço da pandemia do coronavírus anunciadas pela UFMG.

Aberto apenas a estudantes do primeiro período dos cursos do ICB, um dos concursos receberá ensaios sobre o teste de ancestralidade – exame que identifica a ascendência genética de uma pessoa. Eles serão julgados por comissão de três professores designada pela Diretoria do ICB. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril por meio de preenchimento de formulário. Conheça o regulamento.

O outro concurso é focado em representações artísticas do DNA. Os trabalhos devem ser originais e podem se valer de diferentes materiais e formas artísticas: digital, urbana, artesanato, desenho, design, dobradura, escultura, fotografia, mosaico, música, pintura e poesia. As inscrições devem ser feitas até 19 de abril, também por meio de preenchimento de formulário específico. O regulamento está disponível neste site. Os dois concursos oferecem três prêmios nos valores de R$500, R$300 e R$200.

Comemoração
Iniciativa do National Human Genome Research Institute (NHGRI), o Dia do DNA é tradicionalmente comemorado em 25 de abril, mas, como neste ano, a data cairá no sábado, o evento foi programado para véspera, 24 de abril, sexta-feira. O objetivo é oferecer a estudantes, professores e ao público em geral a oportunidade de aprender e celebrar os mais recentes avanços na pesquisa genômica.

Em 25 de abril de 1953, a dupla Francis Harry Compton Crick e James Dewey Watson publicou um artigo em que anunciava a descoberta da dupla hélice do DNA. Em 2003, exatamente na mesma data, a ciência comemorava a conclusão do Projeto Genoma Humano.

[Notícia atualizada em 17/3/2020, às 6h36, com a informação sobre a suspensão do evento]