Extensão

Congresso sobre métodos e inovação no ensino superior terá oficinas on-line

Atividades, que serão realizadas em setembro, recebem inscrições até 19 de agosto

Congresso oferece dez cursos online e gratuitos
Os cursos são gratuitos e também estão abertos à comunidade externaRafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O 4º Congresso de inovação e metodologias no ensino superior (CIM), promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Prograd, vai promover, de 17 a 28 de setembro, dez oficinas on-line e gratuitas, que abordarão temas relacionados a ensino, aprendizagem e carreira. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto.

As atividades se organizam em três modalidades: semipresencial, MOOC (curso on-line aberto e massivo) e on-line. As oficinas semipresenciais, que incluem encontro presencial de três horas de duração, são Aula criativa: monte a sua aula com teoria + prática e emoção, A utilização do Peer Instruction como metodologia de ensino e Orientação de carreira. Os cursos do tipo MOOC  serão Construção de recursos educacionais abertos e Gedaam: transformando o ensino da área de saúde, e as oficinas on-line terão como temas Recursos educacionais abertos e inovação pedagógica, Mapas conceituais, Explorando redes sociais como ambientes de aprendizagem, Planejamento de jogos digitais em contextos educativos e A voz e seus cuidados.

As oficinas são gratuitas e abertas também a pessoas não vinculadas à UFMG. Mais informações estão disponíveis no site do Congresso. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.

As oficinas integram a programação pré-congresso. O 4ª CIM: Ensino-aprendizagem em tempos digitais será realizado de 2 a 6 de abril de 2019. As inscrições para participar do congresso e submeter trabalhos já estão abertas.