Extensão

BROTA! - programa de extensão da UFMG visa diminuir evasão escolar

Oficinas como a de gastronomia e de circo têm o objetivo de despertar interesse pela escola e cultura em adolescentes

Reunindo professores e pesquisadores dos campos da Psicologia, Medicina, Educação, Artes Plásticas, Dança, Letras, História, Arquitetura e Design, o ‘‘BROTA! – Juventude, Educação e Cultura’’ é uma iniciativa do departamento de Pediatria da UFMG, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte. Iniciado no segundo semestre de 2018, o programa visa promover ações e desenvolver pesquisas para a construção de metodologias de intervenção junto a adolescentes com risco de evasão escolar. 

Anualmente, o ‘‘BROTA!’’ contempla uma das escolas municipais da capital, escolhida de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil de Belo Horizonte, definido a partir de sete indicadores, como taxa de abandono escolar do ensino médio, distorção idade/série e percentual de ocupados. Desde o ano passado, o programa trabalha com cerca de 60 alunos da Escola Municipal Doutor Júlio Soares, localizada no bairro Granja de Freitas. 

Ele é executado em duas etapas: o primeiro momento é desenvolvido com os adolescentes, no CRJ, uma vez por semana, às quintas-feiras. São oferecidas, gratuitamente, oficinas de dança, fotografia, gastronomia, artes plásticas, design, jogos teatrais, aulas de circo e diversas outras atividades interdisciplinares e estimulantes. Os alunos têm direito a um lanche e ao transporte de ida e volta (escola – CRJ – escola).

No segundo momento, o trabalho é realizado nas próprias instituições, com os professores e outros profissionais, em conversações sobre adolescência, sexualidade, família, território, violência e política. 
A iniciativa visa despertar um maior interesse nos adolescentes pela escola e cultura. Desde a aplicação na E. M. Doutor Júlio Soares, os alunos tiveram uma melhora significativa no rendimento escolar e no diálogo com os colegas, destaca a diretora Édila Caetano. 

Entrevistados: Ana Luiza Alves de Oliveira (Ana Brilho) e Danilo Eduardo Santana, participantes do BROTA!;  Cristiane de Freitas Cunha, professora do depto. de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG; Samira Ávila Theiss Vocaro, gerente do Centro de Referência da Juventude; Édila Caetano da Silva, diretora da Escola Municipal Doutor Júlio Soares.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e edição de imagens), Soraya Fideles (reportagem), Ravik Gomes (imagens e edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo).