Institucional

Consulta à comunidade subsidiará política cultural da UFMG

Processo, que será realizado no segundo semestre, também servirá de base para a formulação de plano de ação para os próximos cinco anos

Uma consulta pública à comunidade acadêmica, a ser realizada no segundo semestre, definirá as diretrizes para a Política de Cultura da UFMG e o Plano de Ação para os próximos cinco anos. O anúncio-convite foi feito pelo pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli, durante o encerramento do 54º Festival de Inverno UFMG, no último sábado, dia 23. Assista:

No vídeo, Mencarelli relembra o longo processo de institucionalização da Procult e afirma que a conquista é “um sinal claro do propósito de fortalecimento do campo da cultura na Universidade".

Segundo o pró-reitor, a UFMG está incluída em um contexto nacional de "avanço da universidade pública em seu papel como instituição científica e cultural, em que é reconhecida a priorização da cultura em seu projeto acadêmico".

Um dos principais fundamentos da ação institucional na área, em seu entendimento, é o reconhecimento da transversalidade da cultura em relação aos diversos campos de conhecimento, territórios e esferas de gestão.

Nesse sentido, Mencarelli enfatiza a necessidade da participação de todos os setores e unidades da UFMG na consulta. "A UFMG tem um ecossistema muito rico e capilarizado, que será diretamente beneficiado por uma política cultural definida de forma participativa e continuamente atualizada", observa.

Observatório, mapeamento e fundação de apoio
Por uma política de cultura para a universidade foi o tema-manifesto do Festival, que, durante seis dias, promoveu reflexões sobre as conquistas e os desafios relacionados à gestão cultural no contexto universitário.

O público do evento foi apresentado a várias iniciativas da Procult, como a criação do Observatório da Cultura, o mapeamento dos agentes culturais e o credenciamento da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade como fundação de apoio no campo da cultura.

As datas e os meios de realização da consulta pública serão divulgados no site da Procult e em sua conta no Instagram.

O grupo teatral Cia da Bobagem participou, em 2017, do Quarta Doze e Trinta, um dos mais tradicionais projetos culturais da UFMG
Grupo teatral Cia da Bobagem participou, em 2017, do Quarta Doze e Trinta, um dos mais tradicionais projetos culturais da UFMG Foca Lisboa | UFMG

Assessoria de Comunicação da Procult