Consulta para definir novo Reitorado terá segundo turno entre as chapas 1 e 2

​Renato Santos e Carmela Braga, da UFMG em Foco, e Sandra Almeida e Alessandro Moreira, da UFMG Pública e Diversa, continuam na disputa​

Telão no auditório da Reitoria exibe resultado da apuração
Telão no auditório da Reitoria exibe resultado da apuração Marcílio Lana / UFMG

A consulta à comunidade universitária para indicar o futuro Reitorado da UFMG vai a segundo turno que será disputado entre a Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor), e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice), e a Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice).

A apuração, iniciada às 22h, quando encerrou-se o período de votação, foi concluída às 4h05. A Chapa 1 teve 27,97% dos votos válidos ponderados, a Chapa 2 registrou 48,12% dos votos, e a Chapa 3 (UFMG+) – Andréa Mara Macedo, do ICB (Reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice) – recebeu 23,91%. Houve 0,86% de votos brancos e 1,23% de nulos. Um total de 9.695 integrantes da comunidade acadêmica participou da votação (2.215 docentes, 2.664 servidores técnico-administrativos e 4.816 estudantes).

Lista tríplice

A consulta à comunidade universitária é realizada para composição da lista tríplice que o Colégio Eleitoral da Universidade – formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores – elabora a fim de subsidiar a escolha pelo Presidente da República, a quem cabe a nomeação do reitor ou reitora da UFMG. Pelo Regimento, participam da consulta docentes, TAEs, estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes da escola básica com 16 anos completos.

O segundo turno das eleições será realizado nos dias 21 de novembro, apenas no Hospital das Clínicas, das 6h às 20h30, e 22 de novembro, no Hospital das Clínicas, novamente, e em todas as unidades e campi da UFMG em Belo Horizone, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina, das 8h às 17h. Nos locais com funcionamento noturno, as urnas ficam abertas até as 22h.

Podem votar docentes, servidores, estudantes de graduação e de pós-graduação e os maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional completados até o primeiro dia da realização da consulta.

Integrantes da Comissão Eleitoral trabalharam na apuração dos votos durante a madrugada de hoje
Integrantes da Comissão Eleitoral trabalharam na apuração dos votos durante a madrugadaMarcílio Lana / UFMG