Enem

Contagem regressiva para o Enem: saiba o que pode e o que não pode nos dias de prova!

Pela primeira vez, exame será aplicado em dois domingos seguidos - 5 e 12 de novembro

x
Provas serão aplicadas no horário de Brasília
UFMG Educativa

O Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro para mais de 6,7 milhões de candidatos em todo o país. Os participantes devem ficar atentos às principais orientações do MEC. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30 em todos os locais de aplicação. É importante que o participante fique atento aos horários. Caso eles não sejam cumpridos, o candidato vai ficar impossibilitado de realizar as provas.

"Leve em consideração o deslocamento até o local de aplicação para que não chegue de última hora e perca a chance de fazer o exame por causa de atraso ou dificuldades de condução", alertou o ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva à imprensa.

No primeiro domingo, 5, os candidatos farão uma redação e duas provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo máximo que o participante terá nesse dia será de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo, 12, os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para realizar as provas de Ciência da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

É necessário ter muito cuidado com a folha de resposta. Neste ano ela é personalizada para cada candidato, então, caso seja danificada, não haverá uma substituição. É obrigatório levar caneta preta transparente e um documento de identificação com foto. É permitido levar lanche - mas industrializados, como biscoitos e salgadinhos, precisam estar embalados e devem ficar debaixo da carteira.

Se o candidato levar o celular, ele deve ser desligado e guardado em um recipiente próprio disponível no local. Outros aparelhos eletrônicos como tablets, gravadores, relógios, aparelhos mp3, alarmes de qualquer espécie, iPods e agendas eletrônicas devem ser desligados e guardados em recipiente próprio disponível nos locais das provas, de acordo com o edital do exame. O candidato que desrespeitar essas regras será eliminado.

ouca-a-reportagem-de-marcelo-gomes-03-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 3 de novembro de 2017.

Guia do Enem 2017

O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é pré-requisito para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A UFMG é uma das universidades que utilizam o Sisu para selecionar estudantes. Saiba mais sobre o Enem 2017 acessando hotsite do Ministério da Educação.

Leia mais:

Rádio UFMG Educativa e TV UFMG farão cobertura especial do Enem