Internacional

Convênio trará professores dos EUA para aulas e pesquisas na UFMG

Cátedra dedicada a estudos norte-americanos, em diversas áreas, é fruto de acordo com a Comissão Fulbright Brasil

Filadélfia, no nordeste dos EUA: cátedra vai contemplar aspectos diversos da vida americana
Filadélfia, no nordeste dos EUA: cátedra vai contemplar aspectos diversos da vida americana Pixabay / CC0 Creative Commons

Convênio firmado com a Comissão Fulbright Brasil trará à UFMG professores de instituições dos Estados Unidos, atuantes em diferentes áreas, para atividades de ensino e pesquisa. A nova cátedra de estudos norte-americanos receberá um professor por ano, para período de quatro meses. As despesas serão pagas pela Fulbright.

O convênio é válido por cinco anos, renováveis por outros cinco, e a expectativa é de que o primeiro pesquisador chegue no segundo semestre de 2019 ou no primeiro de 2020. A seleção, por meio de edital, seguirá critérios objetivos, que ainda serão estabelecidos, e será feita em conjunto pela UFMG e pela Comissão Fulbright.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais, professor Aziz Tuffi Saliba, o acordo demonstra o reconhecimento da UFMG, por parte do governo americano, como instituição com a qual se deve cooperar no Brasil. A única outra universidade brasileira com a qual a Comissão Fulbright mantém convênio do gênero é a USP. “Iniciativas como essa e as Cátedras Franco-brasileiras contribuem para apresentar a nossos docentes, discentes e técnicos as discussões mais relevantes que têm sido realizadas nas melhores instituições de pesquisa do mundo”, afirma Saliba. “É também uma forma de ampliar nossas redes de cooperação.”

Ainda segundo informação da Diretoria de Relações Internacionais, foi aprovada pela área de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos EUA a proposta da UFMG de receber um especialista na área de planejamento estratégico para internacionalização de instituições de ensino superior. Selecionado pela Universidade e pela Comissão Fulbright, ele vai ministrar curso de cinco dias para professores e técnicos da UFMG. As despesas ficarão a cargo da Fulbright.

Programa Fulbright
O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946, por lei do senador J. William Fulbright. Desde então, já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

O Programa Fulbright chegou ao Brasil em 1957 e é administrado aqui pela Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar nos Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. Nenhum outro programa acadêmico teve tantos alunos agraciados pelo Prêmio Nobel.