Internacional

Córdoba celebra centenário da reforma universitária com conferência internacional

Evento abordará inquietações comuns a instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe

Publicação do Manifesto pela Reforma Universitária La Gaceta Univeritaria de 1928
Publicação do Manifesto pela Reforma Universitária em La Gaceta Univeritaria de 1928 Site da Universidade Nacional de Cordoba / http://centenariodelareforma.u...

Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (Cres) 2018, que será realizada em Córdoba, Argentina, de 11 a 14 de junho. O evento é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública.

Segundo os organizadores do evento, as questões propostas para a Cres são inquietações comuns aos países da América Latina e do Caribe, como a ameaça da mercantilização transnacional da educação superior e o tipo de formação docente que se exige para atingir um impacto efetivo na educação. A conferência também vai propiciar reflexões sobre como as instituições de educação superior estão conduzindo as transformações sociais e se as sociedades estão conscientes do valor estratégico das instituições universitárias como instrumento de construção de um futuro sustentável, próspero e equânime para os países.

Programação
O programa inclui atividades plenárias, simpósios simultâneos, fóruns e mesas de trabalho e análise e exposições acadêmicas. Os participantes também poderão aproveitar uma vasta programação cultural e celebrações populares no campus da UNC e em toda a cidade.  No dia 15 de junho, haverá programação festiva organizada pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), em comemoração à Reforma de 1918.

São esperadas cerca de três mil pessoas, entre reitores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, representantes de redes, de associações profissionais, de centros de pesquisa, de sindicatos e de organizações governamentais e não governamentais.

A organização é do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (Unesco / Iesalc),  com a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN) e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da República Argentina (SPU).

Mais informações estão disponíveis na página da conferência.

Com Comunicação da Cres/Unesco