Pesquisa e Inovação

Coronavírus: entenda a importância do sequenciamento genético

Professor Vasco Azevedo, do ICB, explicou o processo em vídeo produzido pela TV UFMG

Após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, no fim de fevereiro, grupo liderado por pesquisadoras brasileiras desenvolveu o sequenciamento do material genético do novo coronavírus. Mas em que consiste o sequenciamento genético?

O material genético do coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2, como foi denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é formado especificamente por RNA. A sequência de ácido ribonucleico tem aproximadamente 30 mil nucleotídeos de comprimento.

Sequenciar é, basicamente, identificar e codificar bases nitrogenadas. No caso do RNA, trata-se da citosina, da guanina, da adenina e da uracila. Em vídeo produzido pela TV UFMG, o professor Vasco Azevedo, do Departamento de Biologia Geral do ICB, explica a relevância dos sequenciamentos para a prevenção contra grandes contaminações de patógenos, como no atual caso do SARS-CoV-2.

Ficha técnica: Gabriel Araújo (reportagem e produção), Yves Vieira (produção), Ângelo Araújo e Ravik Gomes (imagens), Marcelo Duarte e Otávio Zonatto (edição de imagens), Flávia Moraes (edição de conteúdo)