Corpo é tema de nova edição do Projeto 'Filosofia na Praça'

Aula inaugural gratuita será ministrada na noite desta quarta-feira

Capa dos Ensaios de Montaigne, tema do módulo que será dado pela professora Telma Birchal Domínio público / Wikipédia

Estão abertas as inscrições para a nova edição do projeto Filosofia na Praça, que oferece cursos de extensão abertos ao público. Os quatro módulos ofertados são independentes, mas interconectados por meio de um tema específico, que neste semestre é O Corpo como questão filosófica.

Gratuita, a aula inaugural do Filosofia na Praça será realizada hoje, 28, às 19h30, no Espaço do Conhecimento UFMG. As quatro professoras que ministrarão cada módulo, Maria Cecília Coelho, Telma Birchal, Lúcia Castello Branco e Débora Pazetto, e a coordenadora, Giorgia Cecchinato, apresentarão uma visão geral do curso e sinopses de cada módulo.

O primeiro módulo, Helena, espartana-troiana: quando o lógos se faz corpo, será ministrado pela professora Maria Cecília de Miranda Coelho, da UFMG, nos dias 14, 21 e 28 de março e 4 de abril. O segundo, O corpo nos Ensaios de Montaigne, ficará a cargo da professora Telma Birchal, também da UFMG, nos dias 11, 18 e 25 de abril e 2 de maio.

O módulo 3, com o tema O corpo dos escritores, será dado pela professora Lúcia Castello Branco, da UFMG, nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio. Encerrando o semestre, a professora Débora Pazzetto Ferreira, do Cefet, vai abordar, nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho, o módulo 4, com o tema Corpo e tecnologia.

O projeto é desenvolvido semestralmente com o intuito de abrir à comunidade o acesso à pesquisa filosófica realizada na UFMG e refletir sobre questões relevantes da cultura contemporânea, contribuindo para a formação de profissionais graduados de todas as áreas.

Detalhes
No primeiro módulo, Quando o lógos se faz corpo, a professora María Cecília Coelho analisará e discutirá com os alunos excertos de quatro textos e cenas de quatro filmes que tratam da personagem mítica Helena de Troia. Todas as discussões terão como fio condutor a palavra corpo (soma) e os conceitos a ela relacionados.

As obras com trechos discutidos serão Ilíada e Odisseia, atribuídas ao poeta épico Homero, da Grécia Antiga, Elogio a Helena, do retórico e filósofo grego Górgias, e A tragédia de Helena, de poeta trágico Eurípedes. Os filmes são Helena, de Manfred Noa, Helena de Troia, de Robert Wise, Helena e os homens, de Jean Renoir, e Troianas, de Michael Cacoyannis.

A professora da Fafich Telma Birchal refletira a condição corporal humana
A professora da Fafich Telma Birchal refletira a condição corporal humana Foca Lisboa / UFMG

O módulo 2 abordará O corpo nos Ensaios de Montaigne. Considerado o inventor do ensaio pessoal, Michel de Montaigne foi um jurista, político, filósofo, escritor, cético e humanista francês. O módulo pretende explorar aspectos da reflexão sobre a corporeidade na sua obra, que em contradição com a tradição filosófica, pensa a condição humana como "maravilhosamente corporal".

Nas aulas, a professora Telma Birchal se concentrará na leitura de alguns capítulos dos Ensaios, articulando, em torno do tema do corpo, as questões do prazer e da dor, a experiência da finitude e da morte, a centralidade da imaginação e a recusa da crueldade como exigência central de uma ética adequada à condição humana.

O corpo dos escritores, tema do módulo da professora Lúcia Castello Branco, reflete sobre o corpo na literatura e na psicanálise na obra de Roland Barthes e Jacques Lacan. As obras da escritora e tradutora portuguesa Maria Gabriela Llansol, do poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês Antonin Artaud, do filósofo Jean-Luc Nancy e da escritora, diretora de cinema e dramaturga Marguerite Duras também servem de base para as discussões.

Com foco nas abordagens filosóficas contemporâneas que problematizam as relações entre o corpo e as tecnologias, o último módulo, Corpo e tecnologia, inicia-se pela crítica foucaultiana (1975) acerca da docilização dos corpos perpetuada por tecnologias modernas de controle, vigilância e punição. A ministrante será a professora do Cefet Débora Pazzetto Ferreira.

Também será discutida a polêmica tese da filósofa americana Donna Haraway segundo a qual os corpos, atualmente, são ciborgues, isto é, híbridos de máquina e organismo, realidade social e ficção. Sob a perspectiva do filósofo das imagens Willem Flusser, essa tese também será discutida no campo das artes contemporâneas que usam o corpo como veículo de expressão

Inscrições
O prazo para inscrição no módulo 1 vai até 21 de março. O segundo módulo recebe matrículas até 18 de abril. Para o módulo 3, o período de inscrições se estende até 16 de maio e, para o último módulo, até 13 de junho. As inscrições para os quatro módulos podem ser feitas até 28 de março.

As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Haverá emissão de certificado desde que o participante compareça em 75% das atividades.

O valor é R$165 por módulo ou R$595 à vista para os quatro módulos, que também pode ser quitados em quatro parcelas de R$165.

Interessados devem se inscrever no site da Fundep. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail filosofianapraca@gmail.com